A Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), em parceria com a Porto Seguro, está promovendo uma ação no Parque do Povo, em Presidente Prudente, que visa realizar inspeção veicular gratuita para toda a população. O intuito é conscientizar os motoristas da importância da manutenção preventiva regular, para evitar acidentes de trânsito por falha mecânica, além de multas por itens irregulares. A ação ocorrerá até sábado, das 9h às 17h.
Diversos tipos de serviço são realizados em uma carreta de inspeção, como alinhamento, suspensão, checagem de freios, luzes, bateria e alternador, emissão de poluentes e cristalização de para-brisa. Podem participar veículos leves e picapes com até 4 mil quilos.
Segundo o coordenador do Departamento de Educação para o Trânsito da Semav, Renato Gouvea, é esperado que mais de mil veículos sejam atendidos. Acrescenta que a ação foi programada para antecipar os dois feriados prolongados que estão previstos para as próximas semanas. O que levam ao aumento de viagens, sendo necessário, ainda mais, de uma revisão nos veículos, bem como no perímetro urbano. “Um acidente envolve diversos fatores, um deles é a má conservação e falta de manutenção do veículo, para os quais estão sendo alertados”, explica.
Além da inspeção veicular, um auxiliar de enfermagem foi disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde, para realizar a verificação de pressão arterial dos motoristas, com o objetivo de aumentar ainda mais a segurança no trânsito, juntamente com a entrega de material educativo para crianças e adultos.
Motoristas
Todos os anos, o segurança Paulo Alexandre Silva, 48 anos, leva seu carro para fazer a revisão nessa ação, tendo em vista que a empresa é a sua própria seguradora e, com isso, se torna mais confiável. Ele levou o carro para fazer uma revisão completa pensando na segurança da família. “É importante revisar o carro para ter maior conforto e evitar problemas na cidade, onde acaba mais com o carro do que viajar”, relata.
Outro que aproveitou o serviço oferecido para fazer uma revisão geral no veículo foi o aposentado Manuel Messias Ferreira. Ele conta que já estava planejando levar o automóvel para uma inspeção, mas sempre precisa fazer uma coisa de cada vez, já que o serviço acaba sendo um pouco caro. "É uma segurança para a família e também para viajar, quando preciso", pontua.
Buscando evitar gastos excessivos, Hélio Katsumi Shimabuku, 65 anos, que está desempregado, também levou o carro para fazer um check-up, o que ele não fazia há quase 5 anos. No entanto, reconhece a relevância do serviço, pois “permite saber de qualquer defeito em peças e também promove a segurança”.
Diariamente, o pintor Reginaldo Domiciano, 50 anos, precisa utilizar o carro para realizar serviços ou para afazeres de casa. Como morador de Álvares Machado, conta que precisa vir a Prudente todos os dias para cumprir com sua agenda e, por isso, considera importante estar com o “carro em dia”, mesmo que a distância entre os municípios seja pequena. “Temos que pensar na segurança da família e também dos outros motoristas e pedestres”, pontua.