Ação oferece atendimento de saúde e odontológico

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 23/08/2017
Horário 12:30
José Reis, Estacionada no PUM, unidade móvel oferece atendimentos médicos e odontológicos gratuitos
José Reis, Estacionada no PUM, unidade móvel oferece atendimentos médicos e odontológicos gratuitos

"Doe Saúde". Este é o nome dado ao projeto realizado pela Fundação Reviver, Refúgio e Vida Verdadeira, da Igreja Pentecostal Deus é Amor, que tem o intuito de ajudar gratuitamente a população carente de diversas cidades do Estado. Nesta semana, a Umar (Unidade Móvel de Atendimento Reviver) está visitando Presidente Prudente, onde permanece até sexta-feira.

O projeto foi criado há três anos, e durante o ano percorre diversos municípios, oferecendo atendimentos médicos e odontológicos, bem como exames de ultrassonografia e eletrocardiograma. Para tanto, a equipe que atende na unidade é composta por sete profissionais, sendo médico clínico geral, dentista, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, conforme informado pelo técnico da unidade, Mauro Sergio Sabino. “O objetivo é levar saúde e amor aos carentes. Consideramos importante para a população, ao levarmos em conta a situação dos atendimentos no país”, declara, a respeito da colaboração do projeto com a sociedade.

Participando do projeto há dois anos, o dentista Nicolas Zdanuk considera que o atendimento oferecido é “mais humanizado” do que em postos de saúde convencionais, ainda que sejam realizados tratamentos de casos considerados imediatos, já que não é possível acompanhar um problema em longo prazo. “Atendemos apenas casos iminentes, mas já é bem diferente do atendimento público, muitas vezes, uma conversa e explicação já bastam. É mais qualidade do que quantidade”, acrescenta.

 

Saúde em dia

Como membro da igreja há 15 anos, o encarregado de obra, Pedro Alexandre Ramos, 41 anos, já conhecia o projeto e aproveitou para realizar uma série de exames rotineiros, que estavam agendados apenas para outubro, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Além disso, Pedro diz que irá retornar no dia seguinte, para tentar conseguir atendimento odontológico. “É um projeto importante e diferenciado no Estado. É muito bom ter o resultado na tela na mesma hora que faz o exame, não precisa ficar esperando”, declara.

O atendimento no primeiro dia agradou tanto a dona de casa Thaís Oliveira Silva, 29 anos, que ela retornou na manhã seguinte com o filho de 6 anos, para realizar uma avaliação bucal. Para a mãe, o serviço oferecido pode ser comparado com um particular, sendo considerado favorável para quem espera atendimento no SUS. “Ajuda a aliviar os postos de saúde, o atendimento é rápido e bem atencioso”, pontua.

 

Atendimento

A Umar está estacionada no PUM (Parque de Uso Múltiplo), onde irá atender das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto na sexta-feira, último dia, que vai até às 12h. Toda a população pode solicitar atendimento, para o qual é necessário apresentar os documentos pessoais (RG e CPF). No entanto, o serviço é realizado mediante a distribuição de senhas para o agendamento de horários no decorrer do dia, pois são apenas 32 vagas para o médico clínico geral e oito no dentista, por isso, quanto mais cedo chegar, maior a chance de conseguir ser atendido.

Publicidade

Veja também