Neste mês, um caminhão movido a energia limpa vai percorrer duas cidades da região de Presidente Prudente levando conscientização sobre a importância da mobilidade elétrica e do uso de fontes renováveis para o futuro do planeta, de forma lúdica, para alunos da rede pública de ensino. A unidade móvel estará em Rosana a partir desta quinta-feira até o dia 16. Já de 17 a 19 de maio, será a vez de Teodoro Sampaio.
Desenvolvida pela NTICs Projetos, como parte do Circuito Arte na Comunidade, e com patrocínio incentivado da CTG Brasil, a ação itinerante contempla oficinas, palestras e atividades culturais a alunos do ensino fundamental e médio, junto com a capacitação de 200 professores em temas ligados à sustentabilidade.
Em cada cidade, a carreta chega para promover várias atividades, começando por uma palestra introdutória sobre energia limpa e sustentável. Depois, os alunos recebem um passaporte que lhes dá acesso a uma estação de realidade virtual e a oficinas de pintura, até chegarem à Carreta Conexão Sustentável, onde eles entram de fato em contato com o futuro da mobilidade – ideias, estudos e protótipos que já estão em andamento para melhorar a mobilidade e o consumo de energia limpa nas grandes metrópoles.
“Com atividades práticas e lúdicas, a ideia do projeto é mobilizar alunos, professores, pais e as comunidades locais a repensarem seu consumo de energia, além de mostrar a importância dos países adotarem estratégias de crescimento que considerem a produção de uma energia limpa, sustentável e sem agressão ao meio ambiente”, revela Igor Furniel, diretor executivo da NTICS Projetos.
Salete da Hora, diretora de ESG & Marca da CTG Brasil, destaca que iniciativas como essa estão totalmente alinhadas à atual agenda ESG (governança ambiental e social, em português) da companhia. Para atender à demanda crescente da sociedade e do planeta por energia limpa, a empresa vem ampliando seus investimentos em pesquisa e inovação em fontes renováveis e na diversificação de seu portfólio.
“Um dos pilares da nossa plataforma ESG é contribuir na transição para uma economia de baixo carbono e combater os impactos das mudanças climáticas. Projetos como esse, que envolvem a comunidade escolar, são uma forma de garantir que nossas próximas gerações compreendam a importância de pensarmos e construirmos juntos soluções que atendam à demanda por fontes de energia limpas e renováveis, priorizando a vida e o planeta”, destaca Salete.