A Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares), em parceria com o Sest/ Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), realizou neste final de semana, mais uma edição do Saúde & Cidadania, em comemoração ao Dia do Motorista, que será celebrado no dia 25 de julho. A ação ocorreu no próprio prédio do Sest/Senat, em Regente Feijó, entre sexta-feira e ontem, com atendimentos e orientações de saúde, e cursos de aperfeiçoamento aos profissionais da estrada.
Todos os motoristas que passaram pelo local puderam fazer testes rápidos, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entre outros. "O principal objetivo do projeto é identificar eventuais alterações e problemas que possam prejudicar a qualidade de vida dos usuários", informa a Cart.

Motoristas que passaram pelo local entre sexta-feira e ontem puderam fazer testes rápidos
De acordo com Cristiane Amaral, gente da unidade do Sest/ Senat de Regente, a programação contou também com orientações de postura e problemas de coluna com uma fisioterapeuta, e os cursos "trabalhador do transporte amigo do meio ambiente" e "transporte de pessoas com necessidades especiais", onde o trabalhador aprende a atender da maneira correta os passageiros que sofrem de limitações motoras.
"Pensamos em algo que pudesse ajudá-los tanto profissionalmente e também pudesse dar um respaldo nas questões de saúde, já que boa parte dos motoristas vive na estrada e raramente tem tempo para ir a um centro de saúde", comenta.
Segundo Cristina, na sexta-feira foram registrados 150 atendimentos, e ontem a expectativa era atender o mesmo número. "As comemorações não param por aqui. Teremos mais no decorrer do mês, com a oferta de cursos", acrescenta.
O motorista Nelson Duarte Moreira, 37 anos, gostou da ideia. "É muito bom. Uma grande oportunidade para verificarmos as questões da saúde. Não somos atentos a isso devido ao nosso cotidiano", relata.
O motorista de ônibus, Cristiano Alves, 32 anos, aproveitou a ação para participar do curso de transporte de pessoas com necessidades especiais. "Soube do curso e vim. Nós, que trabalhamos neste ramo, temos que operar da forma correta. Este treinamento torna tudo mais fácil", conclui.