A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), levará testes gratuitos de saúde à Praça Nove de Julho neste sábado, das 9h às 13h. A ação faz parte do “Hepatite Zero - Projeto Mundial de Erradicação”, que será realizado em parceria com o Rotary Distrito 4510.
A iniciativa tem como objetivo a erradicação da hepatite C. Na ocasião, haverá testes gratuitos de hepatite e glicemia e aferição de pressão arterial.
A Prefeitura contribuirá com exames de HIV (vírus da imunodeficiência humana) e entrega de preservativos e panfletos de orientação. Todos os munícipes podem participar da ação.
De acordo com o Ministério da Saúde, a hepatite C é um processo infeccioso e inflamatório que pode se manifestar na forma aguda ou crônica, sendo esta segunda a forma mais comum.
A hepatite crônica é uma doença de caráter silencioso, que evolui sorrateiramente e se caracteriza por um processo inflamatório persistente no fígado. Aproximadamente 70% (55-85%) dos casos agudos se tornam crônicos e, entre os casos crônicos, o risco de desenvolvimento de cirrose varia entre 15% a 30% em 20 anos.
O risco de desenvolvimento de carcinoma hepatocelular em pacientes infectados aumenta de 15 a 20 vezes, com a incidência anual estimada em 1% a 4% em pacientes cirróticos ao longo de um período de 30 anos. O risco anual de descompensação hepática é de 3% a 6%. Após um primeiro episódio de descompensação hepática, o risco de óbito, nos 12 meses seguintes, é de 15% a 20%.
Não existe vacina contra a hepatite C. Para evitar a infecção, é importante não compartilhar com outras pessoas qualquer objeto que possa ter entrado em contato com sangue (seringas, agulhas, alicates, escova de dente etc.); usar preservativo nas relações sexuais; e não compartilhar quaisquer objetos utilizados para o uso de drogas. Toda mulher grávida precisa fazer, no pré-natal, os exames para detectar as hepatites B e C, o HIV e a sífilis. Em caso de resultado positivo, é necessário seguir todas as recomendações médicas. O tratamento da hepatite C não está indicado para gestantes, mas após o parto a mulher deverá ser tratada.