Enquanto muitos aproveitam uma data comemorativa para fazer festa e para realizar o “dia do lixo” - apelido dado por aqueles que seguem dieta e aproveitam um dia da semana para não seguir alimentação regrada-, outros buscam promover ainda mais a prática esportiva. Como exemplo em Presidente Prudente está presente a Academia Enforma, que em comemoração aos 25 anos de atendimento a população prudentina decidiu criar algo novo e promove hoje o “24h de Natação”, a partir do meio-dia.
Com objetivo de fomentar a prática esportiva da modalidade, os organizadores explicam que buscam promover a interação social, uma vez que as vagas foram abertas para todos, e não apenas para aqueles que são inscritos na entidade. “Conseguimos atrair não só atletas, mas famílias inteiras participando e pessoas de diversas idades. Irmãs que participarão juntas para completarem pelo menos meia hora nadando. Pai e mãe com seus filhos menores, para contribuírem com mais 30 minutos. Marido e mulher se revezando para ajudarem com mais tempo. Todos com o mesmo objetivo, ajudar a concluir as 24h nadando”, explica o professor de natação Renan Porto, que completa dizendo que o atleta é quem escolhe o tipo de nado que vai praticar durante o tempo em que estiver dentro da água e que não poderá ficar mais que um minuto parado, senão interrompe as horas contadas.
Além do objetivo de bater recorde, Renan conta que todos que participarem da prova contribuirão para a a Unipode (União das Pessoas com Deficiência). “Na verdade, o principal é o repasse de todo o valor da inscrição e mais um quilo de alimento para doar a entidade. Por isso a expectativa se torna ainda maior, até porque os moradores da cidade e também da região sempre se mostram muito caridosos”, destaca Renan.
Mesmo tendo uma perspectiva boa de participantes, o professor conta que os números esperados foram superados em pouco tempo de inscrições. “Nossa expectativa sempre foi alta já que esse pode ser um dos maiores desafios da região. A princípio, pensamos em apenas um revezamento com 25 inscritos, o que supreendentemente foi atingido logo nos primeiros seis dias. Então decidimos tentar abrir mais um revezamento e assim ocorreria o desafio com duas equipes simultaneamente participando para também termos mais interação entre eles, foi onde conseguimos atingir a incrível marca de 50 inscritos”, enfatiza. Com inscrições já encerradas, Renan explica que foi preciso finalizar antes da prova, para que os horários fossem definidos e organizados para cada atleta.
Além da academia, o local também conta com a contribuição de empresas parceiras que toparam ajudar no desafio: Oeste Saúde, Rede Prudentão, Hotel Portal D’oeste, Clínica Pirajá, Nutripoint e Academia Circuito.