É muito comum ouvirmos as pessoas se queixando dos serviços públicos. E não é por menos. Todos sabemos que, de uma forma geral, os serviços oferecidos à população estão muito aquém do esperado, especialmente no Brasil, em que arcamos com tantos impostos. No entanto, não só de direitos vivem as pessoas. Existem também deveres e obrigações. E, infelizmente, é comum as pessoas esquecerem desta via de mão dupla.
Muito se reclama dos atendimentos de saúde prestados à população. As reclamações são ainda mais contundentes quando se trata de consultas com especialistas. No entanto, em Presidente Prudente, maior cidade regional, 20,7% dos pacientes faltam às consultas e exames na rede municipal. Como divulgado pela Prefeitura, entre as 98.854 consultas agendadas pelas unidades municipais de saúde em 2021, houve 20.545 faltas (20,78%). Já em relação aos exames laboratoriais, entre os 22.416 pacientes que fizeram o agendamento, foram registradas 4.441 faltas (19,81%).
Diante deste cenário, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) está realizando uma ação interna para conscientizar os pacientes sobre a importância de comparecer na data agendada ou comunicar previamente a ausência. Uma das estratégias adotadas pela pasta é a de ligar para os pacientes na véspera do dia marcado.
Isso porque quando o paciente agenda uma consulta e/ou exame, e não comparece, ele está tirando a oportunidade de outra pessoa. E esse absenteísmo acaba prejudicando e majorando ainda mais a quantidade de pacientes na fila, em busca de atendimento médico.
O poder público deve fazer a sua parte, disponibilizando serviços de qualidade à população. Mas, também, cabe a cada um de nós fazermos a nossa parte, para que os atendimentos sejam prestados de forma ágil e todos os cidadãos tenham a oportunidade de cuidar de sua saúde com dignidade.