Em 11 meses, as aberturas de MEI (Microempreendedor Individual) tiveram uma retração de 29,05% em Presidente Prudente. Conforme dados do Portal do Empreendedor, da plataforma gov.br, de janeiro ao final de novembro de 2023, foram contabilizados 1.783 novos cadastros de microempreendedores individuais no município. Já em 2022, na mesma época, o número de procedimentos foi de 2.513.
Para o gerente regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), José Carlos Cavalcante, a queda está associada à retomada do mercado de trabalho no país, no período pós-pandemia. “Com a existência de mais empregos no mercado de trabalho, por exemplo, o número de novos MEIs tende a ser menor do que no período onde a influência da pandemia reduzia as opções de ocupação”, avalia.
Cavalcante relata que a abertura de MEI é uma boa oportunidade para profissionais autônomos que tenham capacidade de oferecer para o mercado seus serviços ou mesmo venda de produtos, gerando sua própria renda.
Além disso, ele também fala sobre as vantagens de ser um MEI. “O microempreendedor individual também tem os benefícios da Previdência Social e aposentadoria por idade após 15 anos de contribuição. Uma outra vantagem é poder emitir notas fiscais e atender pessoas jurídicas”, pontua.
Questionado sobre a importância do MEI na atual conjuntura econômica do município, o diretor regional do Sebrae discorre que “estes profissionais contribuem para um desenvolvimento econômico sustentável por meio da oferta de serviços e produtos”.