Está aberto o processo seletivo para alunos da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) interessados em participar do Projeto Rondon, rica experiência de imersão em uma comunidade carente do Brasil e de promover contribuições para mudanças sociais. Cada candidato precisa preparar oficina a ser trabalhada com agentes multiplicadores nas áreas de saúde, educação, cultura, direitos humanos e justiça. O aluno interessado deverá estar na metade do curso em diante. A inscrição é individual e poderá ser feita até 5 de agosto no espaço do Aprender Unoeste, onde no quadro de disciplinas aparece Projeto Rondon 2023, com acesso ao edital, a ficha de inscrição e o formulário para elaboração de oficina.
Podem participar alunos das faculdades de Ciências da Saúde, de Medicina e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e, também, do Nead (Núcleo de Educação a Distância). Nos quais estão inseridos os cursos de graduação em Biomedicina, Estética e Cosmética, e Pedagogia (todos presenciais e EAD do polo de Presidente Prudente); Educação Física (bacharelado e licenciatura), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Radiologia, Ciências Biológicas (licenciatura), Medicina e Direito. Os professores que acompanharão os alunos passaram pelo processo seletivo interno de rondonistas, no mês passado.
O Projeto Rondon 2023 está previsto para as férias de julho do ano que vem em cidades do Mato Grosso do Sul e de Rondônia. A duração será de 16 dias, sendo dois de recepção e ambientação; 12 dias para desenvolver as ações (oficinas); e dois dias finais para encerramento da operação e o retorno às cidades de origem. A seleção dos que pretendem participar é feita sempre 1 ano antes, inclusive visando à formação do grupo de oito alunos e dois professores, representantes da universidade no projeto. A realização é do Ministério da Defesa, em parceria com universidades privadas e públicas, com o edital nacional deste ano previsto para ser publicado em agosto.
CONFIRA TAMBÉM