A tristeza, qualidade ou estado de triste; estado afetivo caracterizado pela falta de alegria, pela melancolia. A tristeza é um sentimento comum, que todos podemos sentir em algum momento da vida, porém temos que saber lidar com ela; e não deixar que passe a ser um problema para a saúde mental; levando a uma depressão e perda de sentido da vida. Como podemos lidar com a tristeza? Devemos refletir sobre as possíveis causas desse sentimento. A introspecção nos ajuda a perceber a situação que nos deixou triste e, com isso, conseguimos reagir e adotar uma nova postura positiva.
A tristeza não pode ser confundida com a depressão, o que as difere, é a duração e a intensidade. A tristeza dura algumas horas ou alguns dias. Já a depressão, sem um adequado tratamento, pode durar meses ou até anos. Em geral, uma pessoa é diagnosticada com depressão quando a tristeza persiste por mais de duas semanas.
A tristeza tem uma reação fisiológica, perceptível por meio de expressão facial e linguagem corporal. Ela pode ser demostrada por emoções que expressam raiva, ódio, medo, descontentamento e nojo. Associados ao sentimento de angústia, que causa um sofrimento ou tristeza intensa. Impotência de tentar melhorar uma situação ou torná-la mais fácil. Desânimo, como resposta aos fracassos repetidos para realizar algo, ao qual não se obtém o resultado desejado. Desapontamento que vem de uma expectativa não atendida. Desassossego, falta de clareza nos pensamentos, por conta do negativismo. Desesperança, crença de que nada de bom pode ocorrer. Desespero, perda da esperança de melhorar ou mudar uma situação, foge do controle. Luto, sentimento profundo por uma perda de alguém que amamos. Miséria, sentimento de indignação causada por um grande sofrimento. Resignação, aceitar algo por acreditar que nada pode ser feito.
MINI SERMÃO
Ninguém consegue ser feliz o tempo todo; são os momentos tristes que nos impulsionam e nos ensinam. Quanto mais evoluímos, menos nos preocupamos com coisas sem importância, e, consequentemente, nos tornamos mais felizes. A tristeza existe, causada por inúmeros processos que nos fazem experimentar determinadas emoções que ao lidarmos com ela, podemos evitar de cair em uma depressão ou perda de sentido da vida. Quando a nossa vida não vai bem, o corpo também se manifesta. Podem ocorrer mudanças no apetite e no peso, dores na cabeça e no corpo, fadiga, tensão na nuca e nos ombros. Até uma baixa na imunidade pode fazer parte de um quadro de tristeza. Porém, não é motivo para entregarmos a tristeza, admitir que está sentindo tristeza é o primeiro passo para refletir sobre as possíveis causas e combater essa sensação. Depois combater a tristeza e evitar doenças que ela pode gerar pela falta de controle emocional. Um tratamento eficaz é a fé em Deus; as metas e objetivos impulsionam a nossa vida, contribuindo para levantarmos a cada manhã com determinação e positivismo. A alegria de Jesus Ressuscitado é o principal motivo de minha esperança que me faz acreditar em um futuro melhor. Essa serenidade e essa paz que Jesus nos transmite é garantia da felicidade e realização plena.
(Autor: Padre Armando Nochetti)
AGENDA PAROQUIAL:
-Presidente Prudente – Distrito de Montalvão
-Missas aos domingos 8h e 19h.
MENSAGEM DO PAPA:
Papa Francisco em sua audiência geral, na sala Paulo VI. Na catequese sobre papa: “atenção à tristeza, é como um verme que corrói o coração”.
Segundo o pontífice, existe uma tristeza "que nos leva à salvação", mas há também aquela que pode se transformar "em um estado de espírito maligno". O santo padre comentou que existe uma tristeza que é própria da vida cristã e que, com a graça de Deus, se transforma em alegria; nós passamos por ela para chegar à conversão. Porém, existe a tristeza que leva a pessoa a voltar para si e desejar buscar a conversão, relatada esta no texto do filho pródigo; pelo fato de termos passado pelas consequências de nossos pecados e termos perdido o estado de graça. Por fim temos a tristeza que vem da falta de esperança, nasce no coração do homem desiludido por tantas perdas.
Padre Armando Nochetti
Admi. Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Montalvão.
Instagram: @sna_armando
Facebook: Armando snz
Informações: Cúria Diocesana (18) 39185000