A solenidade de Corpus Christi

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 02/06/2024
Horário 04:03

 A solenidade de Corpus Christi é celebrada 60 dias depois do domingo de Páscoa, que é também na primeira quinta após o Domingo da Santíssima Trindade. Corpus Christi, em latim significa: “Corpo de Cristo”, ela é considerada uma das celebrações mais importantes do calendário católico. Trata-se de uma festa litúrgica, em que se celebra o mistério da Eucaristia, o sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Na Quinta-feira Santa, ao instituir a Eucaristia, Jesus nos deixou por meio das duas espécies do pão e vinho, o memorial de seu corpo e sangue, alimento salutar para a nossa caminhada de fé. O povo no antigo testamento de alimentava do maná o pão descido do céu, mais acabavam esmorecendo e não conseguiam permanecer firmes na aliança com Deus; após a ressurreição do Cristo, todos os batizados, tem esta unidade com Cristo por meio da Sagrada Comunhão Eucarística. Porém, devemos colocar em prática os seus ensinamentos para que o pecado e o cansaço não venham nos esmorecer e continuarmos nossa caminhada de fé sendo fiéis a proposta de Deus em nossa missão de cristão. A origem do Corpus Christi vem do século 13. Fora instituída pelo papa Urbano IV em 1264, após ser influenciado por visões de Juliana de Mont Cornillon, uma freira agostiniana da Bélgica. A freira acreditava que faltava uma celebração dedicada ao sacramento da Eucaristia. Contudo em 1246, o bispo de Liège, decretou a celebração da festa na sua diocese; após a morte do bispo, a celebração se espalhou para outras regiões. Urbano IV, com a bula “Transiturus”, oficializou a festa para toda a Igreja. No Brasil, a festa foi introduzida pelos missionários portugueses no século 16, se propagando em todo o nosso país.

MINI SERMÃO
Celebrar Corpus Christi, professar a fé publicamente na Sagrada Comunhão Eucarística; rendemos graça a Deus, que em seu Filho nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou seu Corpo e Sangue, em memória; para a nossa caminhada de fé. Corpo que nos sustenta e nos dá força para lutarmos contra todo o pecado, o sangue que nos purifica e nos reintegra a graça santificante para estarmos em união com Deus, através do Corpo e Sangue de vosso Amado Filho. Devemos receber a Sagrada Comunhão dignamente para que o Sacramento tenha a eficácia santificante em nos e nos reintegrar a comunhão divina. 

AGENDA PAROQUIAL
 (Autor: Padre Armando Nochetti) 
-Presidente Prudente – Distrito de Montalvão
-Missas aos Domingos 8h e 19h

MENSAGEM DO PAPA
O papa fala diz que: "A Eucaristia, resposta de Deus à fome profunda do coração humano". 
Segundo o pontífice, a Sagrada Eucaristia é o alimento que não podemos desperdiçar e dar o devido valor e dignidade e veneração que merece o Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto para celebrar a Eucaristia, é preciso antes de tudo reconhecer a própria sede de Deus: sentir-se necessitado Dele, desejar sua presença e seu amor, ter consciência de que não podemos fazer isso sozinhos, mas precisamos de um Alimento e uma Bebida de vida eterna para nos sustentar em nosso caminho. Os cristãos tem que ter esta consciência de que sem este alimento salutar não temos forças para continuar nossa caminhada terrena. Deus nos fortalece por meio de sua Palavra e através do Corpo e Sangue de seu Filho que nos concede a força e a graça de continuarmos unidos a Ele, para sermos sinais desta unidade por meio dos sacrifícios que fazemos diariamente para levar mais pessoas a participar deste banquete eucarístico. 

Padre Armando Nochetti 
Admi. Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Montalvão
Instagram: @sna_armando
Facebook: Armando snz
Informações: Cúria Diocesana (18) 3918-5000

Publicidade

Veja também