A Salvação da Alma

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 06/04/2025
Horário 04:05

Após a nossa Páscoa, ou seja, a passagem de uma vida terrena, para a vida eterna. Para alcançarmos a salvação de nossa alma, o primeiro passo é o Batismo, nele nos tornamos verdadeiramente incorporados ao Cristo crucificado e glorificado; e renascidos para compartilhar a vida divina. Após o Batismo, a pessoa, morre para os seus pecados e é considerada como sendo nascida de novo, tornando-se parte da Igreja. É dito que a nova vida deve ser norteada e mantida viva através da confirmação, no Rito da Crisma, através dos Sacramentos católicos. A salvação das almas é a lei suprema da Igreja, dizem os santos padres. Sendo a mãe dos filhos de Deus, é seu dever avivar a consciência dos homens, para que, cientes da necessidade de uma vida santa, vivam conforme as máximas do Evangelho. A graça do Espírito Santo tem o poder de nos justificar, isto é, de nos lavar dos nossos pecados e de nos comunicar a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo. A justificação é a obra mais excelente do amor de Deus manifestado em Cristo Jesus e concedido pelo Espírito Santo. Sendo, como é, de ordem sobrenatural, a salvação vem por dom de Deus dado através de Cristo em sua Páscoa, onde ele abre para nós a oportunidade de chegarmos à salvação, pela fé, seguimentos aos seus ensinamentos e pela vivência de nosso Batismo. Evitando o pecado pelo auxílio da força do alto que é o Espírito Santo, e pela perseverança no caminho da santidade de vida proposto por Jesus em seu evangelho. Não podemos, pois, basear-nos nos nossos sentimentos nem nas nossas obras, para daí concluirmos que estamos justificados e salvos. Porém a salvação é dom dado por Deus que se adquire através dos frutos que produzimos ao colocar em prática a Palavra de Deus. Não há para nós mérito diante de Deus, senão como consequência do Livre desígnio divino de associar o homem à obra da sua graça. O mérito pertence, em primeiro lugar, à graça de Deus; em segundo lugar, à cooperação do homem. O mérito do homem reverte para Deus. Logo ele nos concede a salvação por amor a cada um de nós. 

MINI SERMÃO
A salvação da alma vem da entrega de Jesus na cruz, onde vamos relembrar esse momento na Sexta-Feira Santa, na paixão de nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus ao se entregar nos reconcilia com Deus e nos traz a salvação por meio da redenção de nossos pecados. Para isso, precisamos colocar em prática o seu maior mandamento: amar a Deus, e amar o próximo como nós mesmos. O amor ao próximo e a fé em Deus são dois atributos necessários para alcançarmos a salvação se estarmos no caminho da santidade de vida. E nos propõe um coração puro, a fim de que estejamos perseverantes na fé. Testemunhando da nossa experiência com Deus que nos resgatou de nossos pecados, ajudando as pessoas em suas necessidades sejam quais foram. Alcançaremos a salvação se vivermos o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, evitando o pecado através da força que vem do alto do Espírito Santo de Deus que nos dá resistência para lutarmos contra toda a tentação do pecado. Assim alcançaremos a salvação.
(Autor: Padre Armando Nochetti) 

AGENDA PAROQUIAL
-Presidente Prudente – Distrito de Montalvão
-Missas aos domingos 8h e 19h

MENSAGEM DO PAPA
Papa Francisco em sua reflexão sobre a: “Salvação da alma”. 
O papa Francisco afirmou que ninguém se salva sozinho, mas com a graça de Deus. Destacou que a salvação é um dom de Deus, e que a fragilidade humana é uma realidade. Disse que a salvação consiste em desejar Deus e renunciar a tudo o mais. Enfatizou a importância de manter viva a esperança do Senhor. Afirmou que a pior coisa que pode acontecer é adormecer o coração e anestesiar a alma. Logo a Igreja tem o dever de avivar a consciência dos homens, para que vivam conforme as máximas do Evangelho.

Padre Armando Nochetti 
Admi. Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Montalvão. 
Instagram: @sna_armando
Facebook: Armando snz
Informações: Cúria Diocesana (18) 39185000
 

Publicidade

Veja também