A pessoa humana e seus direitos

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 16/07/2023
Horário 05:35

A igualdade entre as pessoas consiste no fato de que todas têm a mesma dignidade: “Deus não faz acepção de pessoas” (At. 10,34). Esse é o fundamento da igualdade e fraternidade entre os homens, independentemente da sua raça, nação, sexo, origem, cultura, classe, saúde ou deficiência. Os direitos humanos se fundamentam na dignidade do ser humano e em Deus seu criador. O magistério da Igreja reconheceu como de grande valor a Declaração Universal dos Direitos Humanos, pela ONU, em 1948. São João XIII disse que tais direitos são “universais, invioláveis e inalienáveis” (Pacem in Terris, n.144). São João Paulo II disse que essa declaração é “uma pedra miliária (um marco referencial) no caminho do progresso moral da humanidade” (Discurso na Onu, em outubro de 1979). Intimamente relacionado ao tema dos direitos humanos são os deveres humanos, pois no relacionamento humano, ao direito natural de uma pessoa corresponde o dever de reconhecimento e respeito por parte dos demais (cf. S. João XIII, Pacem in Terris, n.30). Na encíclica Centesimus Annus (n. 47), São João Paulo II sintetizou os ensinamentos sobre os direitos humanos de João XIII, do Concílio Vaticano II e de Paulo VI, com o seguinte texto: “O direito à vida, do qual é parte integrante o direito a crescer à sombra do coração da mãe depois de ser gerado; o direito a viver em uma família unida e num ambiente moral favorável ao desenvolvimento da própria personalidade; o direito a maturar sua inteligência e liberdade na procura e no conhecimento da verdade; o direito a participar no trabalho para valorizar os bens da terra e a obter dele o sustento próprio e  dos seus familiares; o direito a fundar livremente uma família e a acolher e educar os filhos, exercitando responsavelmente a sua sexualidade. Fonte e síntese destes direitos é, em certo sentido, a liberdade religiosa, entendida como direito a viver na verdade da própria fé e em conformidade com a dignidade transcendente da pessoa”. É importante frisar que a todo direito corresponde um dever; e que o direito dos povos são os direitos humanos ampliados ao coletivo.  (Fonte: Dom Wilson Angotti, Bispo de Taubaté (SP)

MINI SERMÃO:
15º Domingo do Tempo Comum (Mt 13,1-23)

Que tipo de solo o evangelho encontra em você? O que Jesus diz precisa produzir fruto, caso contrário é culpa do terreno. Deus quer encontrar em nós uma terra boa. Deixe de ser chão batido. Seja terra afofada, arada, tombada, machucada, revirada. Somente assim a semente que aí cair, terá proveito. Não se esqueça: a semente sempre é eficaz, já a qualidade do terreno depende de você. Um ótimo fertilizante é possuir desejo pelas coisas de Deus. Rasgue e trabalhe sua terra, pois a semente da Palavra de Deus vai cair e deseja render! (Autor: Padre Rafael Moreira Campos).

AGENDA PAROQUIAL: Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Presidente Venceslau
- Missas -
Sábado: às 18h - Capela Nossa Senhora Aparecida e às 19h30 - Igreja Matriz;     
Domingo: às 7h - Capela São Judas Tadeu, às 8h30 - Capela Nosso Senhor do Bonfim, às 10h - Igreja Matriz, às 17h - Capela Santa Edwiges e às 19h - Igreja Matriz

MENSAGEM DO PAPA:
Queridos irmãos e irmãs, Jesus convida-nos hoje a olhar para dentro de nós: a agradecer pelo nosso terreno bom e a trabalhar nos terrenos que ainda o não são. Perguntemo-nos se o nosso coração está aberto para acolher com fé a semente da Palavra de Deus. Questionemo-nos se os nossos pedregulhos da preguiça ainda são muitos e grandes; encontremos e chamemos pelo nome as sarças dos vícios. Encontremos a coragem para limpar o terreno, uma boa limpeza do nosso coração, levando ao Senhor na Confissão e na oração as nossas pedrinhas e as nossas sarças. Fazendo assim, Jesus, o bom samaritano, será feliz de realizar mais um trabalho: purificar o nosso coração, tirando as pedras e os espinhos que sufocam a Palavra. (Fonte: www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2017).

Padre Rafael Moreira Campos
Adm. Paroquial Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pres. Venceslau/SP
"Ouse ser o melhor. Ame!"
Instagram @eu_rafaelmoreira
Facebook www.facebook.com/rafaelmoreiracampos
Informações: Cúria Diocesana (18) 3918-5000

Publicidade

Veja também