Caro leitor, quando escolhemos uma profissão há de se levar em conta não apenas os aspectos técnicos , mas também como a pessoa é e quais as suas crenças e valores, como foi sua história de vida e como é o contexto no qual ela está inserida. Desta forma para tornar-se professor passamos por um processo de transformações, pois não existe uma única maneira de ser professor e nem o professor será o mesmo ao longo de sua carreira.
Assim, nos dias de hoje, para tornar-se um professor é necessário revisitar a escolha profissional diversas vezes em vários âmbitos, os temores, as expectativas, os desafios, as conquistas e as metas que se deseja alcançar. Infelizmente nem todas as pessoas conseguem ter essa percepção, essa visão sistêmica, o que pode num futuro próximo levá-las a uma frustração e abandono de carreira.
Sendo assim, é necessário estabelecer metas para a profissão, pois as metas servem como guias que ajudam o indivíduo a se organizar e alcançar aquilo que se deseja, uma vez que estamos diante de um cenário social e histórico complexo. Por isso, é importante refletir o que o profissional pode fazer pela sua carreira, considerando que a rotina dos professores é marcada pela alta carga horária de trabalho, o que os leva a trabalhar mais do que a média mundial. Além disso, a profissão é caracterizada pela menor remuneração em comparação com outros profissionais que também possuem formação superior e pela desvalorização social dela.
Cabe ressaltar que, buscar explorar novos assuntos e atividades é fundamental em qualquer fase da carreira, encontrar novas oportunidades, descobrir novos prazeres e planejar de fato a sua carreira, adicionando novos objetivos sempre poderá ser a ponte para abrir diversos caminhos podendo assim reanimar o entusiasmo inicial em todo um percurso profissional, que sabemos ter seus tropeços e desgastes das complexidades da educação.
Portanto, nesse contexto a escola tem um papel relevante, promovendo a educação continuada dos professores de acordo com seu momento de carreira, pois além de professor, também se é pai, mãe, filho (a), cidadão, amigo (a) e todos esses papéis requerem gasto de tempo e energia.
Em suma, ser professor é ter uma profissão que permite muitos aprendizados, por isso diante dessa escolha profissional, todos podem se orgulhar porque fazem toda a diferença positiva na sociedade como um professor e o que não falta são motivos para se ter orgulho disso.