Caro leitor, pensando no futuro das próximas gerações devemos considerar alguns itens como fator essencial para uma educação baseada em direitos humanos, uma vez que esta percebe-se ser um alicerce para formação integral dos indivíduos. Por isso, nela princípios éticos, estéticos e solidários tornam-se fundamentos sólidos para a preparação de cidadãos conscientes e ativos em uma sociedade mais justa e inclusiva.
Assim a ética enquanto pilar central orienta o aluno a desenvolver consciência crítica sobre valores e responsabilidades. A inclusão de princípios éticos na escola não só fortalece o caráter individual, como também propicia a construção de relações interpessoais mais espontâneas, comprometidas, fundamentais para a formação global do cidadão.
Além disso, a dimensão estética vislumbra a compreensão do belo, do sensível, estimulando o enlace da arte e da cultura. Arte e cultura, juntas como experiência educacional, promovem a diversidade, a aceitação construindo uma sociedade mais tolerante e plural.
Também como a solidariedade e o respeito incentivam ações coletivas que geram respeito, desenvolvem a empatia no ambiente escolar propiciando meios para construir uma sociedade mais justa, na qual o bem comum é valorizado.
Portanto, numa educação baseada em direitos humanos valores fundamentais como a construção da ética, estética e respeito, devem ser incorporados a fim de que desenvolva no aluno uma cidadania ativa.