A conversão de vida

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 16/06/2024
Horário 03:20

A conversão em grego significa metanoia: “mudança de vida’; ela inclui uma mudança de comportamento, mas vai além do comportamento: trata-se de uma mudança em nossa própria condição humana. A conversão é um processo que requer de nós esforço e dedicação em chegarmos a nosso objetivo que é a santidade de vida; buscando a perfeição de vida deixada pelos exemplos de Jesus. Deus mostra e nossa consciência onde precisamos melhorar o nosso comportamento e buscar se assemelhar ao Cristo, nosso modelo de perfeição. Essa busca é constante em nossa caminhada de vida, passamos por um processo, que exige de nós paciência em lidar com os nossos próprios erros e superá-los com vontade e determinação. Toda real mudança que desejamos começar deve ter seu início sempre de dentro para fora. Mudança de mentalidade: “Necessário é nascer de novo” (Jo 3,1). Essa transformação começa de dentro para fora. Pois é dentro e não fora onde encontramos as maiores lutas, conflitos, a maior resistência. O exterior apenas torna evidente o que antes aconteceu dentro de nós. No externo as pessoas percebem pelo nosso semblante e comportamento; que está simplesmente ligada em mudar os pensamentos. Se mudamos a forma de pensar, mudamos nossas atitudes. Nossos comportamentos são resultados do que acreditamos de verdade. Jesus como caminho verdade e vida nos auxiliar por meio de seu evangelho a permanecermos no caminho da retidão. 

MINI SERMÃO
A conversão vem do chamado de Deus para cada um de nós de voltarmos a sua comunhão, seguindo os exemplos de seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, modelo perfeito de santidade que nos leva a vivenciá-la em nossas atitudes. O caminho da conversão inicia-se com a nossa adesão em querer colocar em prática os ensinamentos de Jesus, que nos convida a amar, perdoar, e sermos caridosos para com os nossos irmãos e irmãs. Jesus nos conduz a essa mudança de mentalidade diante de um mundo egoísta e ganancioso que não se preocupa em fazer a vida do outro mais feliz. Os exemplos de Jesus, de doação e partilha nos faz ter compaixão e misericórdia diante dos sofrimentos e as angústias de nossos irmãos e irmãs que esperam de nós, gestos concretos de amor. Essa conversão que inicia em nosso interior deve ser demonstrada por meio de gestos concretos, em nosso testemunho de vida. 

AGENDA PAROQUIAL
(Autor: Padre Armando Nochetti) 
-Presidente Prudente – Distrito de Montalvão
-Missas aos Domingos 8h00 e 19h. 

MENSAGEM DO PAPA
O papa fala sobre: "A conversão espiritual é fundamental para edificar uma Igreja sinodal".
Segundo o pontífice, o nosso testemunho de vida deve ser demonstrado por atitudes que concretizam a nossa conversão espiritual, onde demostramos de fato que a mudança de vida e de mentalidade aconteceu em nós de fato. Esse olhar para o nosso interior e buscar por meio da espiritualidade a mudança de comportamento, exige de nós um grande esforço que não podemos nos desanimar diante aos desafios que passamos pelas tentações do pecado. Esse processo de conversão requer uma postura, perseverança e grande desejo nosso de nos assemelharmos ao Cristo, nosso modelo perfeito de conversão. Cristo em seu amor demonstrado pro cada um de nós em gestos concretos nos auxilia a buscarmos essa perfeição cristã.

Padre Armando Nochetti 
Admi. Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Montalvão
Instagram: @sna_armando
Facebook: Armando snz
Informações: Cúria Diocesana (18) 39185000

Publicidade

Veja também