A cobra

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor da costela e da costeleta

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 08/02/2022
Horário 05:30

A cobra é um animal pertencente à categoria dos répteis, como todo mundo deve saber, exceto alguns participantes dessa bobagem televisiva chamada “BBB” (Argh!). Também chamada de serpente, a cobra não anda e também não voa.
No caso de não voar é porque Deus, quando criou os animais, inclusive o bicho homem, não deu asas às cobras, talvez irritado com o caso do fruto proibido no Jardim do Éden: "Rastejarás pelo chão", teria determinado o criador, depois que Adão e Eva comeram a maçã oferecida por uma serpente, cuja espécie é desconhecida até hoje.  
E cobra que não rasteja não come sapo. Não sei como ela se vira para se locomover. Imaginem uma sucuri prenha, repleta de filhotes na barriga. Conhecida como anaconda, a sucuri "no estado interessante" deve sofrer um bocado quando se locomove.
A cobra é temida e, dependendo da espécie, mata até leão. No caso em questão, o rei dos animais pode bater as patas se for picado por uma mamba-negra, a serpente mais venenosa da África. Outros animais grandes também correm risco. A mamba-negra "dança" mambo na horizontal
A cobra também é, digamos, prestigiada. A maior prova disso é que o símbolo - ou o logotipo - da Medicina é a serpente. Basta ver o logo da OMS (Organização Mundial da Saúde), que ostenta o desenho de uma cobra.
Por falar em medicina, convém lembrar que do veneno da jararaca, por exemplo, se produz remédio para pressão alta, expressão que nem gosto de ler ou falar. Mas tem um detalhe: o tal de Captopril, na maioria dos casos, causa uma tosse danada. 
Sei não, mas os cientistas poderiam testar veneno de cobra no coronavírus. Pode ser  que dê certo. Se até leão entra bem com tal veneno, o coronavírus também pode se dar mal. Talvez seja o caso de se pesquisar uma vacina ou um remédio à base de veneno de cobra coral, mais letal do que o da jararaca. 
A cobra também, como figura de linguagem, está associada às pessoas perversas: "Aquele sujeito é uma cobra criada", costuma se dizer. Para compensar, há o reverso: a serpente também está relacionada aos profissionais competentes, que são "cobras" nos serviços que executam. Esse tipo de "cobra" parece que está raro no Reino de Riaj, mas esta é outra história que contaremos antes do Juízo Final.

DROPS

O preço do açúcar está salgado. O do sal também.

Nota de R$ 200 dificilmente é vista. Vai ver o lobo-guará não uiva no bolso do pobre.

Amanhã é quarta-feira. Bom meio de semana para todos.

Assim como hoje, amanhã o sol vai nascer para todos e a sombra para uma minoria.

Pruden Farma, a farmácia do Célio.
Medicamentos em geral e manipulações de fórmulas. Disck Entrega: 3906-1000 e 99651-2129. Av. Ana Jacinta, 2.151.
Abre todos os dias até as 22h.
 

Publicidade

Veja também