A chaminé, a fumaça e o seu anúncio

Estava parada no sinaleiro, esperando o sinal verde. Uma fumaça densa saindo pela chaminé chamou-me a atenção. As fumaças falam? Era uma panificadora e junto com a fumaça, um aroma especial despertava definindo a fome. Pensei em espaços, dimensionalidades e no tempo. Como seria e o que teria entre a fumaça, telhado e o interior do ambiente? O que as fumaças estariam anunciando? A palavra e a linguagem seriam consideradas, metaforicamente, uma fumaça invisível? 
O método psicanalítico de associação livre é constituído de um falar, falar livremente, e o que vier à mente. Poderá ser o mais absurdo e bizarro, o importante é expressar. O ser humano encontra na linguagem um substituto para a ação, com o auxílio do qual o afeto poderá ser “ab-reagido” quase do mesmo modo. É preciso expressar de alguma forma, metaforicamente, poderemos pensar em chimney sweeping (limpeza de chaminé). Limpar as chaminés é preciso. A cura não vem do esquecer, origina-se do lembrar sem sentir dor. Recordar sem afeto é quase sempre ineficaz; o processo psíquico que ocorreu, originalmente, deve ser repetido da maneira mais originalmente possível, levado ao status nascendi e então “expresso” (Freud,1893). 
As chaminés e suas fumaças falam, então? Nesse momento, ela dizia que o pão estava assando no forno à lenha. As lenhas chiam com seu barulho. O cheiro era incrível. O que diz ou simboliza, a fumaça branca, que emana da chaminé da Capela Sistina do Vaticano? Que, enfim, o próximo ou o novo papa foi escolhido. A fumaça escura significa que o papa ainda não foi escolhido pelo colégio de cardeais. Em muitos ritos religiosos, a fumaça era uma oferenda às divindades. Para os monges Taoístas, ela também, simboliza a ascensão de suas orações a Deus. Os rastros brancos deixados no céu pelos aviões são como pequenas nuvens, na verdade, formadas pela condensação do vapor de água.
Há chaminés-boca soltando fumaça de seus cigarros, charutos e cachimbos, anunciando a doença do tabagismo. E atualmente estamos sofrendo com o problema das queimadas pelas florestas e pastos causando grandes malefícios ao meio ambiente e à saúde do ser humano. Gosto mesmo é da fumaça das fogueiras das festas juninas, que anunciam o aniversário de Santo Antônio, São João e São Pedro. Deixo um espaço nesse texto, para o imaginário de cada leitor. Deem o seu palpite, mas nem de longe sobre as fumaças que anunciam as bombas atômicas.  

Publicidade

Veja também