A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo) divulgou nesta segunda-feira, o balanço da campanha “Fique Sabendo”, realizada em dezembro, envolvendo a população carcerária nos presídios subordinados à Croeste (Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste), entre elas as 23 unidades prisionais da região de Presidente Prudente. Na ação, promovida através da CSSP (Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário), foram aplicados 9.095 testes para detecção do HIV (vírus da imunodeficiência humana), sífilis e hepatites B e C na população privada de liberdade.
Por meio da Assessoria de Imprensa da SAP, a diretora técnica de saúde do Centro Regional de Atenção à Saúde da População Prisional, Denise Tomokane, afirma que a campanha teve o intuito de promover o acesso dos presos ao teste e, assim, ampliar o número de pessoas que conhecem seu status sorológico. “A ação favorece a realização de exame para pessoas mais vulneráveis, além de vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico, reforçando as medidas de prevenção e diagnóstico ao HIV e às outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e o cuidado integral às pessoas vivendo com HIV/Aids”, relata.
A campanha “Fique Sabendo”, que faz referência ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids e IST, é realizada pela SAP com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids.