Em 2015, o Necrim (Núcleo Especial Criminal), da Polícia Civil, em Presidente Prudente, realizou 620 audiências de conciliação referentes a acidentes de trânsito com vítimas. Deste total, 532 resultaram no entendimento entre as partes, o que representa 85,8% do total. "O índice é altíssimo e significa que aproximadamente 1.330 pessoas tiveram a solução de um conflito através delas mesmas, dentro de suas possibilidades, o que torna a relação entre elas mais harmoniosa", explica o delegado Wagner Silva Negré, responsável pelo órgão, que atendeu cerca de 1.550 pessoas no total.
O Necrim, que começou a funcionar na cidade em 2013, serve como um espaço onde os envolvidos em determinadas pendências, tanto de natureza cível como criminal, possam buscar uma resolução, sem a necessidade de que o Poder Judiciário seja acionado. "O mais importante é que as partes buscam a solução do conflito entre elas, o que permite a participação do cidadão na decisão que envolve a vida dele", ressalta o delegado. "Além disso, foram 532 processos judiciais envolvendo acidentes com vítimas que deixaram de ser encaminhados para a Justiça", completa Negré.
O enfoque nas ocorrências envolvendo acidentes de trânsito foi por conta do grande número de casos desta natureza e também devido à sua possibilidade imediata de resolução, mas o Necrim também realizou audiências de conciliação envolvendo ameaça, perturbação do sossego, injúria, calúnia, difamação, entre outros.
Resultados na região
Na área de atuação do Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior-8), a média de audiências que resultaram em conciliação foi de 89,8%, o que significa que das 1.327 audiências realizadas entre janeiro e novembro do ano passado, 1.192 terminaram com um resultado considerado satisfatório para todos os envolvidos. Os dados referentes a dezembro só foram encerrados pelo Necrim de Prudente.
Na região, Adamantina, Dracena e Presidente Venceslau, além de Prudente, contam com a presença do Necrim. "Já começou também o trabalho de instalação do Necrim em Rancharia, que já funciona desde outubro, e a intenção é de instalar nas outras sedes de comarca, como Regente Feijó e Pirapozinho", ressalta Negré.
NÚMEROS
85,8%
foi o índice de audiências que terminaram em conciliação em Prudente
1.330
pessoas tiveram a solução de um conflito em 2015
89,8%,
das audiências realizadas no Deinter-8, até novembro, terminaram em conciliação
Fonte: Polícia Civil