Com a intenção de identificar se há irregularidades na venda de produtos nos segmentos de floricultura, confecções e sex shop, especialmente com a chegada do Dia dos Namorados, a Fundação Procon realizou na quinta-feira e ontem uma operação em 22 estabelecimentos do município, sendo que oito deles foram autuados por não estarem de acordo com o que determinam as leis. Caso recebam um auto de infração, as lojas podem pagar uma multa de aproximadamente R$ 630 e o órgão lembra da importância de se denunciar abusos. “Se houver problemas ou se o consumidor se sentir lesado, ele pode nos procurar e recorrer por seus direitos”, afirma a coordenadora regional da Fundação Procon, Priscila Nishimoto Landin.
As atividades tiveram início na quinta-feira, com 14 estabelecimentos visitados, sendo que um deles recebeu um auto de constatação, que será seguido por um auto de infração e um boleto com a multa, que cerca os R$ 630. “A loja foi do segmento de confecções e ela pode desconsiderar o pagamento e apresentar uma defesa no prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento da infração”, informa Priscila. Dos itens checados, estavam a validade dos produtos, condições de uso e preços.
Ontem, oito lojas de sex shop foram visitadas e sete delas receberam um auto de constatação, mas até o fechamento desta matéria, a Fundação Procon ainda não havia realizado o levantamento individual para constatar se esta foi a primeira advertência dada aos estabelecimentos, pois, caso seja, os proprietários terão o benefício da dupla visita, o que dá uma nova oportunidade para que a situação seja regularizada.