A falta de luz, que teve início no começo da noite de domingo, por volta das 19h30, e persistiu até a madrugada de ontem, às 3h30, em oito municípios regionais, foi ocasionada pela queda de sete torres de transmissão da linha Taquaruçu-Dracena, de propriedade da CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista). De acordo com a Energisa, empresa responsável pelo fornecimento da eletricidade nas cidades atingidas, as torres caíram na área rural de Presidente Venceslau.
Com a queda dessas torres e o consequente desligamento da linha de transmissão, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Caiuá, Santo Anastácio, Ribeirão dos Índios, Piquerobi, Presidente Bernardes e Emilianópolis ficaram sem o fornecimento de energia elétrica durante o período mencionado. "A linha de transmissão Taquaruçu-Dracena é que transporta a energia para as subestações da Energisa, que atendem os oitos municípios atingidos no Estado de São Paulo e para dois municípios que também foram afetados no Estado do Mato Grosso do Sul", expõe a empresa. Ainda de acordo com a companhia, 54 mil clientes foram afetados.

A CTEEP informou, também por meio de sua Assessoria de Imprensa, que os serviços de recuperação das torres danificadas serão efetuados nos próximos dias.
"As equipes da Energisa apoiaram as equipes da CTEEP durante toda a madrugada, a fim de agilizar o restabelecimento da energia. A demora foi devido às difíceis condições para localização e posterior isolamento do trecho da linha de transmissão, onde as torres foram atingidas", destaca nota da Energisa. A CTEEP informou, também por meio de sua Assessoria de Imprensa, que os serviços de recuperação das torres danificadas serão efetuados nos próximos dias.
Mais cidades afetadas
Além das oito cidades mencionadas, outros municípios da região de Prudente também foram afetados pela interrupção da energia no início da noite de domingo. Ainda de acordo com a Energisa, as chuvas e ventos fortes provocaram um volume anormal de ocorrências no sistema elétrico, na região de Prudente, que continuaram a ser atendidas ainda no domingo.
A empresa informa que, até às 15h de ontem, 326 solicitações de falta de energia em pontos isolados haviam sido registradas, sendo que 142 ocorrências estavam em atendimento. "Todas as equipes da Energisa trabalham para reparar os problemas causados em seu sistema e normalizar o atendimento aos clientes atingidos", destaca a Assessoria de Imprensa da empresa.
Mais chuvas, que podem vir acompanhadas de raios, são esperadas para os próximos dias em Prudente. De acordo com o Instituto Climatempo, a temperatura deve permanecer entre 31ºC e 33ºC, com bastante instabilidade, intercalando períodos com sol e pancadas de chuva. O calor e alta umidade são responsáveis pelo panorama.
SAIBA MAIS
ESTADO DE EMERGÊNCIA
Ainda por conta dos fortes ventos, acompanhados de chuva, que atingiram a região no domingo, a Prefeitura de Pauliceia decretou estado de emergência para auxiliar as famílias que tiveram suas casas danificadas. "Procuramos fazer um trabalho de cobertura rápida, que deve ser concluído ainda hoje , para resolver a situação de 26 famílias, que acabaram indo para a casa de parentes", explica o prefeito Waldemar Siqueira Ferreira (PV). Segundo ele, outras seis famílias tiveram que se mudar para casas oferecidas pelo poder público, pois os danos em suas residências foram maiores. Além disso, em Piquerobi, onde também foram registrados estragos por conta da chuva, o Corpo de Bombeiros atendeu a uma ocorrência de incêndio, que pode ter se iniciado por conta da queda de um raio ou de um curto circuito, mas apenas a perícia irá confirmar o que causou o acidente. Ninguém se feriu.