O 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), com sede em Presidente Prudente, celebra nesta quinta-feira, seis anos de fundação. Desde sua criação, em 2019, a unidade especializada da Polícia Militar já realizou 1.401 prisões — sendo 944 em flagrante e 450 por cumprimento de mandados judiciais — além da apreensão de 103 adolescentes. Ao longo desse período, foram retiradas de circulação cerca de 6,357 toneladas de entorpecentes e 200 armas de fogo. As operações também contabilizam 53,2 mil pessoas abordadas e 11,3 mil veículos vistoriados.
Segundo o comandante interino do batalhão, major André Domingos Pereira, os resultados refletem a atuação estratégica do Baep em toda a área de abrangência do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), que compreende 67 municípios do oeste paulista.
“Essa produtividade é fruto de abordagens eficazes, fiscalizações constantes e da padronização de procedimentos operacionais. Nossos policiais passam por treinamentos regulares, o que garante mais eficiência no combate à criminalidade e maior proteção à população”, destaca o major.
Evento esportivo e solenidade
Como parte das comemorações, será realizada neste domingo a 3ª Corrida e Caminhada do 8º Baep. O evento contará com mais de 1,2 mil participantes e tem como objetivo promover a integração entre a Polícia Militar e a comunidade. Além disso, os inscritos farão a doação de litros de leite, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade e a instituições assistenciais da região. Já no dia 24, às 9h, uma solenidade comemorativa será realizada para homenagear os policiais militares e marcar oficialmente o aniversário de seis anos do batalhão.
Atuação de alta complexidade
Com a missão de atuar em ocorrências de alta complexidade, o 8º Baep é responsável por operações de grande envergadura em toda a região do CPI-8. Entre suas atribuições, estão escoltas armadas de alto risco, ações em apoio à segurança durante visitas de chefes de Estado, reintegrações de posse, controle de rebeliões em unidades prisionais, além do combate ao tráfico interestadual e internacional de drogas e armas, especialmente em ações que envolvem organizações criminosas.
Histórico
O 8º Baep foi criado pelo Decreto nº 64.109, de 8 de fevereiro de 2019, e instalado oficialmente em Presidente Prudente em 11 de abril do mesmo ano. A unidade atua em apoio aos batalhões subordinados ao CPI-8: o 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior (Presidente Prudente), o 25º BPM/I (Dracena), o 32º BPM/I (Assis) e o 42º BPM/I (Presidente Venceslau). Ao todo, a área de atuação do 8º Baep compreende 67 municípios que somam cerca de 1,2 milhão de habitantes, abrangendo a maior parte do oeste paulista e da região da Nova Alta Paulista.
Foto: 8º Baep
8º Baep foi criado pelo Decreto nº 64.109, de 8 de fevereiro de 2019