8 atletas de badminton encaram seletiva estadual

Crianças, integrantes da equipe O Imparcial/Sesi, atuam no evento dos Jeesp, na categoria mirim; os melhores garantem vaga para a etapa nacional dos JEJ

Esportes - Jean Ramalho

Data 13/08/2014
Horário 09:49
 

Com a torcida de pais, amigos e professores na bagagem, oito atletas da equipe de badminton formada por meio de uma parceria entre O Imparcial e o Sesi (Serviço Social da Indústria), de Presidente Prudente, embarcam hoje para a principal competição de suas curtas carreiras esportivas. Em nome do PAF (Programa Atleta do Futuro), os jovens jogadores encaram a seletiva estadual dos Jeesp (Jogos Escolares do Estado de São Paulo), na cidade de Águas de Lindóia. O evento será disputado na categoria mirim (12 a 14 anos) e vale vaga para a etapa nacional dos JEJ (Jogos Escolares da Juventude), em Londrina, de 4 a 13 de setembro.

Para atingir a fase estadual, os atletas prudentinos foram aprovados durante seletiva regional da modalidade, realizada em Prudente, no Ginásio de Esportes Watal Ishibashi, em 30 de abril. Na ocasião, dos 40 atletas inscritos, 32 eram alunos das unidades do parque Furquim e da vila Real do Sesi.

Com a educadora física Mayara Silva Bacarin à frente, o grupo embarca rumo a Águas de Lindóia na manhã de hoje e entra em quadra amanhã, a partir das 8h, no ginásio municipal de esportes Airton Brazil Gusson Damaso. A seletiva é organizada pela Selj (Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude).

Voltada para atletas de escolas dos ensinos fundamental e médio, das redes pública estadual e municipal, particular, além das escolas técnicas estaduais e federais, a competição será disputada de maneira individual, tanto no masculino como no feminino. Prudente terá representantes em ambos os gêneros. Entre os homens, Enzo Anzai, Luis Eduardo Justino, Alan Henrique Pironi e Pedro Henrique de Oliveira Santos encaram o desafio. Já no feminino, a cidade terá a presença de Íris Leal Castaldelli, Maria Cecília Cardoso, Luana Almeida Silva e Sara Emanuelli Silva Santos.

 

Servem de espelho

Uma das genitoras do projeto que disponibiliza aulas de badminton a crianças e adolescentes nas duas unidades prudentinas do Sesi, Bacarin comemora a participação de seus pupilos no evento. "Demos início ao projeto em agosto do último ano, então, hoje esses atletas que vão participar dos Jeesp servem como espelho para as crianças que estão começando agora. A partir de agora, as crianças vão olhar para eles e vislumbrar o futuro", comenta a professora.

Independente dos resultados obtidos em Águas de Lindóia, Bacarin exalta a importância do aprendizado e a evolução de seus atletas ao longo do primeiro ano de projeto. "A importância maior é a experiência que ficará, tanto da participação como da aprendizagem. Ganhar ou perder não importa muito, ter chego nesta fase já é relevante. Sabemos que iremos encontrar equipes que treinam há muito mais tempo, portanto valorizamos é o estímulo à prática esportiva e o aprendizado, tanto na vitória como na derrota", afirma.

Ainda que a prioridade seja a experiência, a professora diz que está difícil conter a ansiedade dos jovens atletas, que não veem a hora de entrar em quadra. "Todos estão com uma expectativa muito grande. Então, além da questão técnica, temos que controlar o psicológico. Tentei tirar o peso da necessidade pela vitória e pedi para que eles se divirtam e façam aquilo que sabem fazer. Se ganharmos será muito bem-vindo, mas antes da vitória sempre acontecem algumas derrotas", considera.

 
Publicidade

Veja também