7ª edição do “Pedal da Paz Brasil” de Prudente pede conscientização no trânsito 

Passeio ciclístico vai ser realizado no dia 9 de novembro com a participação de ciclistas e comunidade em geral

Esportes - Cassia Motta

Data 27/10/2024
Horário 05:04
Foto: Arquivo
Pedal da Paz realizado em 2023
Pedal da Paz realizado em 2023

No dia 9 de novembro, será realizada a 7ª edição do “Pedal Pela Paz”, em Presidente Prudente, em busca de reflexão sobre o respeito no trânsito, da valorização da vida e de homenagear os ciclistas vítimas do trânsito. A concentração, segundo uma das organizadoras do evento em Prudente, Andreia Sanches Cortez, será na ciclovia JK (avenida Juscelino Kubitschek), que fica em frente ao Lar dos Meninos, onde se encontra a “ghostbike”, bicicleta branca que foi instalada lembrando as vítimas e buscando a conscientização pela paz no trânsito, a partir das 16h. O percurso tem início e fim na ciclovia JK.  “Através da educação desde pequeno, conseguiremos promover a educação no trânsito aos adultos do futuro”, afirma a organização.
De acordo com a organização, essa ação busca honrar a memória de todos os ciclistas mortos e acidentados no país, em uma iniciativa que reúne diversos grupos. Não é necessário fazer inscrição. “Quem quiser participar, pedimos para que use uma camiseta na cor preto para demonstrar seu apoio e respeito às vítimas que perderam suas vidas no trânsito”.
O movimento também traz reivindicações. “A nossa reivindicação seria a manutenção das ciclovias já existentes. Estão sem iluminação, mato alto, buracos e colocando os ciclistas em perigo”.

Nota da Prefeitura
A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria de Obras, informa que realiza adequações pontuais nas ciclovias, porém, a reforma completa dos mais de 20 km de corredores cicloviários demanda um alto investimento financeiro, o que se torna inviável neste momento.
Quanto ao mato, equipes da Prefeitura e da Prudenco organizarão um cronograma para roçagem do entorno das ciclovias nos próximos dias. “Cabe ressaltar que neste período do ano, o mato tende a crescer mais rapidamente, o que dificulta os trabalhos de conservação”. Já em relação à iluminação, são os próprios postes de iluminação pública da cidade que atendem às ciclovias, os quais foram 100% substituídos por LED neste ano.


 

Publicidade

Veja também