Depois de 45 dias de campanha, os 678.135 eleitores aptos a votar na região de Presidente Prudente vão às urnas hoje, para escolher seus representantes para os próximos quatro anos. Conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na disputa estão 4.208 candidatos, que concorrem a um cargo no Executivo ou Legislativo nas 53 cidades da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo. Entre eles, 3.918 são aspirantes às Câmaras, enquanto que 145 pretendem as prefeituras, juntamente com seus respectivos candidatos a vice. A votação começa às 8h e termina às 17h, nas 20 ZEs (Zonas Eleitorais) da região.
Dos aptos ao voto em toda a região, 350.624 são mulheres e 325.922 são homens, enquanto que 1.589 eleitores não informaram a qual gênero pertencem. Presidente Prudente tem o maior colégio eleitoral, com 169.293 eleitores, o equivalente a 24,9% do total da 10ª RA. Deste montante, 89.709 são mulheres e 78.890 são homens. Ao passo que outras 694 pessoas não informaram a sexualidade. Na cidade, são 498 seções eleitorais, distribuídas por 57 locais de votação.
Prudente tem maior colégio eleitoral, com 169.293 eleitores
Mas entre os 678.135 eleitores da região, 85.986 têm voto facultativo por idade. Número que corresponde a 12,6% do eleitorado regional. Nas 53 cidades da região, 7.275 eleitores estão isentos do voto por não terem os 18 anos completos. Na mesma linha, outras 78.711 pessoas estão desobrigadas de comparecer às urnas hoje, por já terem ultrapassado os 70 anos de idade.
Sequência
Em todo o país, segundo o TSE, 144.088,912 brasileiros vão às urnas para escolher 5.568 prefeitos e 57.945 vereadores. Apesar de no título de eleitor constar informações sobre a zona e a seção do voto, não será obrigatório apresentar o documento no momento da votação. Em seu lugar, a Justiça Eleitoral permite que seja apresentado qualquer documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação).
No momento da votação, o eleitor escolherá primeiro o candidato a vereador e depois o candidato a prefeito. O TSE orienta que o eleitor leve a "cola eleitoral" com os números dos candidatos nos quais quer votar, para agilizar a votação e evitar filas.
Para o vereador, o eleitor pode votar em um candidato ou na legenda. Para escolher o candidato de sua preferência, ele deve digitar os cinco números do aspirante, conferir e teclar "Confirma". Caso tenha errado algum número, basta apertar a tecla "Corrige" e refazer o processo. No chamado voto de legenda, basta digitar somente os dois primeiros números do partido e teclar "Confirma". O segundo voto será para o cargo de prefeito e o processo é o mesmo do vereador. Ao final, a urna eletrônica exibirá a palavra "FIM" e emitirá um sinal sonoro indicando a conclusão do voto.
Justificativa
Quem não puder comparecer ao seu local de votação deve justificar a ausência. Para isso, a pessoa deve comparecer em um dos postos de justificativa. Em Prudente, a justificativa pode ser realizada em 56 seções eleitorais da cidade, ou em dez postos de justificativa espalhados pela cidade. O eleitor também poderá justificar sua falta em até 60 dias após o pleito.
Horários e locais de votação dos candidatos
Agripino de Oliveira Lima Filho
10h - Escola Municipal Francisca de Almeida Góes Brandão
Daniel Aguiar Grandolfo
10h30 - Etec Arruda Mello
Donizete Antônio Marcelino
11h30 - Escola Municipal José Soares Marcondes
Fábio César Sato
9h30 - Escola Comendador Tannel Abbud
João Cláudio da Silva, Dodô
9h30 - Escola Domingos Ferreira de Medeiros
José Lemes Soares
16h - IE Fernando Costa
Nelson Roberto Bugalho
10h - Escola Estadual Hugo Miele
Regina Helena Penati Cardoso Ferreira
9h - Escola Comendador Tannel Abbud
Fonte: Equipes de apoio dos candidatos