Dos 12 candidatos a prefeito de Prudente em 2020, pelo menos seis estão empenhados em disputar as eleições deste ano. São três para prefeito e três para vereador. Os que pretendem a Prefeitura são os três mais votados daquele ano.
OS MAIS VOTADOS
O prefeito Ed Thomas (MDB) obteve 37,3 mil votos e pretende a reeleição. Fábio Sato (União), que recebeu 17,2 mil votos, e Paulo Lima (PSB), com 12,5 mil votos, pretendem se eleger. Em 2020, respectivamente, disputaram pelo PSB, MDB e PSD.
PODER LEGISLATIVO
Disputaram a Prefeitura e agora estão intencionados em cadeiras na Câmara Municipal: Marcos Lucas (União), que obteve 4,3 mil votos; Luís Valente (PT), com 3,9 mil; e João Figueira (PSD), com 858. Marcos era do Avante e João do PRTB.
PESSOAS NA CAUSA
Marcos Lucas disse ao Plantão que sua candidatura a vereador deriva das defesas dos projetos que fez em 2020, os quais foram concebidos no âmbito da sociedade civil, com o envolvimento de diversas pessoas.
PARA DESTRAVAR
O seu entendimento é o de que, se aprovada a sua candidatura e se alcançar uma cadeira legislativa, terá como trabalhar legislação mais favorável ao empreendedorismo, destravando amarras que impedem avanço nos investimentos privados.
INCENTIVO POPULAR
Luís Valente revelou ao Plantão que a principal motivação de sua decisão em trocar a disputada executiva pela legislativa decorre das inúmeras manifestações de populares com incentivo para que tente ser vereador.
POR QUAL MOTIVO
João Figueira foi mais pragmático na resposta ao Plantão, ao dizer que seu pensamento é o de retribuir de forma direta o que a vida lhe proporcionou, no sentido de dar condições para as pessoas de bem progredirem.
TEM PRECEDENTE
Na história contemporânea, em conversa com o analista político Laércio Alcântara, o Plantão apurou que o Professor Caetano (PT) antes de ser vereador foi candidato a prefeito na chapa Caetano e Serafim.
MUDOU E VOLTOU
Recentemente, Douglas Kato (PSD) foi vice do prefeito Nelson Bugalho (PSDB). Em 2020, voltou a disputar o Legislativo, pois tinha sido vereador antes. Foi o mais votado pelo PTB, com 2,9 mil votos.
QUERENDO VOLTAR
Em situação idêntica, o atual vice-prefeito Izaque Silva (PL) está empenhado em tentar voltar a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal, onde já esteve por sete mandatos consecutivos e foi presidente.
GINÁSIO REFORMADO
Prefeito Ed Thomas entrega às 19h de hoje a reforma do Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi com o jogo de futsal: Dracena x Seleção da Unipontal. Investimento de quase R$ 1 milhão, com 85% destinado pelo Estado.
POSIÇÃO CLARA
O pré-candidato a prefeito Fábio Sato iniciou o mês de agosto mobilizando o União Brasil, Podemos e PRTB para as convenções de amanhã na Câmara Municipal de Prudente. Ação para desfazer boatos de que entraria em acordo para ser vice.