Você sabia que você só consegue melhorar o que consegue medir?
As empresas só acreditam que podem inovar quando alguém consegue medir o quanto efetivo está sendo.
Todo o processo de inovação que você pretende implantar na sua empresa, seja processo de melhoria em produto, serviços, processos ou pessoas, só terá validade para todos se realmente você entregar resultados.
Por exemplo: Quer implantar um novo processo para incentivar os profissionais da sua empresa a desenvolverem novas ideias de produtos. Como você pretende medir isso?
A dica! Apresente para todos o projeto com o objetivo que a empresa quer alcançar, neste caso desenvolver novas ideias de produtos. Descreva também como será a forma de avaliar o progresso dos profissionais. Neste caso uma forma de medir se o projeto está progredindo poderá ser: 1- A quantidade de ideias compartilhadas pelos profissionais, 2- Quais profissionais compartilharam ideias, 3- Quantas ideias cada profissional compartilhou.
Na prática: elabore apenas três no máximo cinco itens a serem medidos (mensurados), assim, fica fácil todos entenderem o que deverão realmente focar. Lembre-se, neste caso não estamos buscando qualidade de ideias, apenas quantidade.
Na prática, os profissionais e empresas mais inovadoras do mundo pensam apenas em gerar essa nova cultura empresarial, ou seja, todos motivarem-se a compartilhar ideias, das mais simples até as mais absurdas possíveis. É muito bom ter de tudo, assim, todos podem refinar novas ideias, surgindo ideais possíveis e assim, gerar o resultado desejado.
Para sair boas ideias, é necessário ter muitas ideias entrando, então foque na quantidade para depois ter qualidade.
Quanto mais incentivo de gerar e compartilhar ideias os profissionais tiverem, mais motivados ficarão em contribuir com a empresa.
A mensuração, ou medição da efetividade do processo de inovação de uma empresa, deve ser clara e objetiva para todos, desta forma todos conseguem acompanhar que o novo processo está sendo acompanhado para depois verificar os resultados.
Se os resultados estiverem bons, busque melhorar, se por acaso não for do jeito que foi imaginado, sem problemas, pense com calma, mude o que for preciso e apresente novos projetos com outros itens a serem avaliados.
Lembre-se que só erra quem tenta.
Este é o nosso penúltimo artigo da série Update Empresarial. No próximo, iremos compartilhar as dez lições que aprendemos fazendo a série para O Imparcial TV.
Participe hoje da transmissão ao vivo sobre esse artigo no YouTube do O Imparcial TV.