5.349 alunos estudam pelo Fies

Segundo a Assessoria de Imprensa do centro universitário, em média, 21% dos alunos matriculados em 2015 possuem o Fies e o curso de Direito têm o maior número de cadastrados com o benefício.

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 15/03/2015
Horário 11:09
 

Presidente Prudente tem 5.349 universitários beneficiários do Fies (Fundo do Financiamento Estudantil). Eles estão distribuídos entre as três instituições particulares do município, Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Toledo Prudente Centro Universitário e Uniesp (Faculdade de Presidente Prudente). Já a quantia resultante destes financiamentos não foi revelada, pois, conforme o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), não há como divulgar os dados financeiros separados por Estados e municípios.

A Unoeste possui aproximadamente 14 mil alunos na graduação, sendo que 35% deles têm o Fies. De acordo com a Assessoria de Imprensa da universidade, a procura pelo financiamento estudantil é intensa.  A instituição atribui a grande demanda ao prazo de adesão ao programa que se encerra em 30 de abril. Conforme a Unoeste, os cursos com maiores números de financiamentos são Medicina, Engenharia Civil e Odontologia.

Na Toledo Prudente, a procura também é grande. Segundo a Assessoria de Imprensa do centro universitário, em média, 21% dos alunos matriculados em 2015 possuem o Fies e o curso de Direito têm o maior número de cadastrados com o benefício.

A Uniesp local também foi procurada pela reportagem para informar dados referentes aos seus estudantes, mas não respondeu aos questionamentos até o fechamento desta edição.

 

Prouni

Em relação ao Prouni (Programa Universidade Para Todos), também promovido pelo governo federal, Presidente Prudente contou com 387 universitários beneficiados no primeiro semestre de 2013, e 269 estudantes no segundo semestre do mesmo ano. Já os dados de 2014 e 2015, segundo a Assessoria de Imprensa do MEC (Ministério da Educação), ainda não estão disponíveis por município, somente por Unidade de Federação.

No ano passado, o Estado de São Paulo fechou com 33.449 alunos beneficiados, sendo 11.901 com bolsa parcial e 21.548 com bolsa integral.

A Unoeste expõe que 10% dos alunos estavam matriculados pelo Prouni até o final de 2014. Deste ano os dados ainda não foram divulgados pela universidade. Já a Toledo Prudente não mantém convênio com o programa. Segundo o Departamento de Comunicação da instituição, "a Toledo tem seu próprio processo seletivo para ingresso dos alunos e disponibiliza opções de bolsas de estudos oferecidas em parceria com o governo e também pelo próprio centro universitário".

Os valores da bolsa são descontados em tributos de cada instituição.
Publicidade

Veja também