Neste sábado, às 19h30, a Associação Prudentina de Escritores (APE), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente, realiza no Ateliê 1, do Centro Cultural Matarazzo, o 49º Sarau Solidário "Raízes Prudentinas e da Alta Sorocabana - 2013"..
Entre as várias vertentes, teatro está sempre na programação
Definindo o tema do encontro, o presidente da APE, Carlos Francisco Freixo, coloca: "Ouro e prata não temos. Temos pessoas que em suas pesquisas, vivências, criatividade, e em seu dia-a-dia compartilham conosco sua percepção de vida em arte, artesanato, cinema, dança, fotografia, literatura, música, pesquisa, teatro... são divulgadores e promotores culturais que sempre renovam nosso olhar sobre a paisagem humana de nossa cidade e, ou, de nossa região. É hora de reconhecer nossos talentos com o Troféu Benjamin Resende".
Freixo comenta que duras batalhas precisam enfrentar para manter mensalmente este encontro, mas o amor pela arte é bem maior que qualquer dificuldade. "Estamos muito felizes em chegar à 49ª edição. E mais, por neste mês, realizarmos a ‘edição-homenagem’, que já fazemos pelo quarto ano – atentos aos produtores culturais de Prudente e região", denota.
Conforme o presidente, que também é um educador, a arte é ferramenta primordial na formação de uma criança, o que poderá transformá-la em um adulto muito mais feliz. "Em todas as áreas, temos pessoas incríveis que generosamente mostram para o público a sua percepção artística com ciência, disposição e muita inspiração. Isso é perceptível pela qualidade e o cuidado em apresentar seus trabalhos. Precisamos agradecer a todos e reconhecer entre nós aqueles que fazem e que são nossa inspiração", reconhece.
Vale lembrar que o sarau é gratuito e os organizadores apenas pedem um quilo de alimento não-perecível, que será doado posteriormente para, desta vez, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Festival de Pipas
De acordo com Freixo, este é um momento muito curioso e oportuno em que se fala da tradição, do folclore, da cultura popular e da presença da família. "Tudo isso encontramos neste festival , em que crianças de meses a 90 anos ou mais, se fazem presentes entusiasmadas. Hoje, curiosamente, é um dos poucos momentos em que a família está inteira. Como não poderíamos reconhecer, já que não é um evento ocasional, mas permanente, fazendo parte do calendário da cidade?", indaga.
Para Freixo, o jornal O Imparcial têm-se mantido com a capacidade e a competência que só os permite aos leitores elogiar. "Está sempre acompanhando e publicando os trabalhos culturais da cidade em sua diversidade, tal como acontece com a diversidade de ações culturais que temos. Por isso, é um prazer podermos reconhecer a simpatia, competência e seriedade que temos visto neste diário. Nosso muito obrigado", agradece.
HOMENAGEADOS
Artes plásticas – Dersan
Artes plásticas e cenografia - Celso Aguiar
Artesanato - Zé Luís
Cidadã – Paulina Paulino
Dança – Ricardo Gimenez
Escritor – Avelino Benvenho (Santo Anastácio), Devair Módolo, Éder Quirino, Emika Tanaka Shicasho, Lincoln César, Marcos Antonio Ferreira Mendes, Maria Aparecida Girotto, Moacyr Magalhães, Neucélia Félix da Silva, Paula Renata Hanke da Silveira e Roseli Troiani
Fotografia – Luiz Fernando Martinez
Música – Jotacê Cardoso e Bill Duque
Teatro – Denílson Biguete e Os Bárbaros Companhia de Teatro
Evento – Jornal O Imparcial – 28º Festival de Pipas