Um volume de 43mm de chuva em 30 minutos. Esse foi o registro do pluviômetro da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente, em relação ao temporal que atingiu a capital do oeste paulista na noite desta terça-feira. Na manhã desta quarta-feira, uma força-tarefa, com atuação de diversas secretarias municipais, trabalha nas áreas indicadas pela Defesa Civil, para execução de limpeza de vias e bueiros, bem como corte e retirada de árvores. Foram contabilizados ao menos cinco pontos de alagamentos na cidade, quatro quedas de árvores, com uma residência afetada. Carros chegaram a boiar na Avenida Washington Luiz.
“Não tivemos registros de desalojados ou desabrigados. Com o solo já encharcado e a grande quantidade de lixo obstruindo o sistema de drenagem, tivemos diversos pontos de alagamentos”, aponta o coordenador da Defesa Civil, Renato Gouvea.
Um alerta sobre a possibilidade de chuvas fortes para as horas seguintes foi emitido pela Defesa Civil, por volta das 17h30 desta terça-feira, na capital do oeste paulista. Cerca de uma hora mais tarde, inúmeras publicações sobre os transtornos provocados pela forte precipitação tomaram conta das redes sociais. “Tivemos relatos de algumas pessoas que retiraram os veículos estacionados em áreas de alagamento logo após receber o alerta, evitando danos maiores e, principalmente, preservando a vida”, revela Renato.
“Infelizmente tivemos casos de pessoas que insistem em enfrentar os alagamentos e colocam a vida em risco. Outro fato observado pelas equipes em locais de alagamento foi a grande quantidade de lixo, que acaba obstruindo a captação de águas pluviais”, relata o coordenador da Defesa Civil. “Solicitamos à população que colabore na limpeza da cidade e não jogue lixo em local inadequado. Com o apoio de todos, vamos mitigar os alagamentos”, orienta.
Pontos críticos
Alagamentos foram registrados com maior intensidade em cinco pontos de Prudente, informa a Defesa Civil. Entre eles, estão o Parque do Povo; trechos das avenidas Ana Jacinta, Washington Luiz, Tancredo Neves, Coronel Marcondes e da Rodovia Comendador Alberto Bonfiglioli.
O cruzamento das ruas Olívio Crepaldi e Jacinto Angeli, no Jardim Eldorado, foi totalmente interditado por determinado período em razão de uma queda árvore. “No local, agentes da Semob [Secretaria de Mobilidade Urbana] e uma guarnição da Polícia Militar realizaram sinalização e orientação do trânsito”, destaca Renato.
Ainda conforme o coordenador da Defesa Civil, na avenida Washington Luiz, guarnições do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil foram acionadas para atender ocorrências de veículos que ficaram boiando na via alagada. “Um clube também foi inundado. Segundo relatos dos funcionários, o ginásio de esportes, salão social e outros espaços foram atingidos”, expõe Renato, que indica também que, na Vila Líder, uma residência foi invadida pelas águas e passa por vistoria do Setor de Engenharia do órgão nesta quarta-feira.
Osvaldo Cruz
Osvaldo Cruz também sofreu com a forte chuva que atingiu a cidade, por volta das 18h desta terça-feira. Equipes da Defesa Civil, com apoio das secretarias municipais, empregaram uma pá carregadeira e um caminhão basculante para executar os trabalhos de socorro. Veículos chegaram a ser arrastados pelas águas.
Na Vila Esperança, o alagamento foi causado pelo acúmulo de materiais descartados irregularmente nas ruas. Os resíduos foram arrastados pela enxurrada, entupindo os bueiros e dificultando o escoamento da água. “Quatro residências foram alagadas na Vila Santa Helena. Em duas delas, os moradores foram orientados para sair do local. Na Rua Rondon, mais duas residências foram atingidas pela água, mas a evacuação não foi necessária”, ressalta a Defesa Civil.
Fotos: Reprodução/redes sociais
Parque do Povo
Fotos: Reprodução/redes sociais
Parque do Povo
Fotos: Reprodução/redes sociais
Avenida Washington Luiz
Foto: Reprodução/redes sociais
Avenida Coronel Marcondes
Foto: Defesa Civil
Cruzamento das ruas Olívio Crepaldi e Jacinto Angeli, no Jardim Eldorado, foi totalmente interditado
Saiba mais
Estado de alerta
Com previsão de mais chuva para a região, até domingo, os moradores de Presidente Prudente devem estar atentos à possíveis ocorrências. Para casos de emergência, acione o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193; Polícia Militar, no 190; e a Defesa Civil, pelo 199 ou WhatsApp (18) 99744-0199.