De hoje a sábado, das 8h às 22h, e no domingo, das 8h às 16h, o Parque Shopping Prudente sedia novamente a Expo Nacional de Orquídeas, que está em sua 43ª edição, deixando de ser realizada apenas em 2020, por conta da pandemia da Covid-19. De acordo com Nelson Barbosa Machado Neto, 56 anos, atual presidente do CPO (Círculo Prudentino de Orquidófilos), que hoje conta com aproximadamente 30 membros, a expectativa é de que recebam no local, onde era o antigo boliche, em torno de 2 mil pessoas por dia, no mínimo. Isso porque “orquídeas são amadas por todos... homens e mulheres, jovens e idosos”, ressalta.
Nelson diz não saber precisar o número de plantas que estará disponível à venda ao público, ou somente para exposição. Vai depender dos expositores e vendedores que virão de Londrina (PR), Guararema (SP), Rio Claro (SP) e São José do Rio Preto (SP). Mas acredita ser algo em torno de 4 mil.
Além da comercialização das flores, a feira contará com a venda de outros produtos, como substratos, suportes, fertilizantes. Sem contar, que no sábado, profissionais ministrarão três minicursos no local, de polinização, reenvase, e pragas e doenças.
“Sediar a Expo Nacional de Orquídeas é importante, pois expressa o fomento do cultivo dessa espécie de flor. Além de mostrar e encantar o público com a variedade de orquídeas existentes com esse evento que já é tradição aqui no Parque Shopping Prudente”, expõe Daniel Alvarez, analista de marketing do empreendimento.
MINICURSO: POLINIZAÇÃO
Dia 17
Horário: 9h e 14h
Ministrantes: Mariane M. Hengling, doutorandaem Agronomia e Rita de Cássia Souza, estagiária GPEOrq
MINICURSO: REPLANTIO
Dia 17
Horário: 10h30 e 15h30
Ministrante: Júlio C. S. Barbosa e Rafael R. Mauri estagiário GPEOrq graduando em Ciências Biológicas
MINICURSO: DOENÇAS E PRAGAS
Dia 17
Horário: 9h45 e 14h45
Ministrante: Maria Clara Silva, mestranda em Agronomia
Fotos: Reprodução
Enquanto Rafael Mauri ensinará como se replanta uma orquídea...
A futura agrônoma Maria Clara falará sobre “Doenças e Pragas”