Teve início na manhã de ontem, em Presidente Prudente, a 1ª etapa classificatória do Campeonato Paulista de Caratê da temporada. A competição ocorreu das 8h às 15h, no Ginásio de Esportes Watal Ishibashi, no Jardim Aviação e, conforme a FPK (Federação Paulista da modalidade), recebeu cerca de 400 atletas. A etapa de Prudente recebeu pessoas de diversas faixas etárias, a partir dos seis anos de idade, sub-8, até esportistas da equipe master. A próxima etapa será em Santos, no litoral paulista, no sábado, dia 17 de março.
Conforme o delegado titular da 15ª Delegacia Regional da FPK, Paulo José Villalva, Presidente Prudente é conhecida por ter um “grande potencial” para a modalidade, o que auxiliou para que a cidade fosse escolhida para receber a primeira etapa classificatória. “O município é sempre lembrado e para nós é uma honra estar aqui. Além disso, a cidade e também a região tem muitos atletas, o que favorece para os trabalhos aqui”, salienta.
O delegado lembra ainda que foram, ao todo, oito atletas classificados por cada uma das oito categorias. Sobre o esporte, Paulo informa que vê um crescimento na categoria, que tem sido “muito valorizado” por ter se tornado um esporte olímpico. “Uma novidade nesta etapa será a presença de apenas quatro árbitros de São Paulo, já que o restante será da própria região e isso mostra o avanço e reconhecimento local”.
O técnico da Semepp (Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente) e também da FPK, Alexandre Arantes César, diz que a equipe contou com 35 atletas na competição de ontem, que estavam divididos desde a categoria de base, até o master. Sobre as preparações, o professor lembra que este é o “pontapé” para os trabalhos do ano, que servirão de base para o planejamento da equipe. “Treinamos desde o fim do ano passado com foco na parte física, coordenação motora e técnica. Os meninos estão preparados”.
O atleta do time, Gabriel Oliveira Rhamalho, 20 anos, pratica o caratê desde os cinco anos e começou por influência de amigos. Sobre a rotina, ele diz que é “difícil” conciliar a faculdade de engenharia mecânica com os treinos, que ocorrem duas vezes por semana, mas lembra de que o esporte não será deixado de lado. “Vejo que a cada ano que passa Prudente está ainda mais forte, vejo que estou preparado para a competição”. O jovem foi responsável pelo juramento do atleta na abertura do evento.
A delegação de Pirapozinho também esteve presente ontem. O técnico, Elton Shiratomi, comenta sobre o início dos trabalhos, que ocorreu logo na primeira semana do ano, e diz que o foco trabalhado foi o de preparação física, tática e regras de arbitragem, o que, para ele, é fundamental. “Trouxemos cinco atletas que já estão habituados com competições e preparados para o pódio. As expectativas são boas já que o campeonato é diferenciado”.
O atleta, Diogo Luiz Braghin, 13 anos, da equipe de Pirapozinho, compete há sete anos e diz que foi influenciado pelos desenhos de luta. Sobre os treinos, ele afirma terem sido “intensos e difíceis”, porém, essenciais para o campeonato. “Estou preparado para continuar e seguir nas próximas fases”, expõe.
Quem também estava por lá era a delegação de Dracena. A pequena, Fernanda Vasconcelos, nove anos, já foi vice-campeã paulista duas vezes na modalidade, e, “calma e tranquila”, aguardava o início da celebração. “Já faz cinco anos que participo do esporte. Gosto muito desse ambiente e quero continuar. Minhas expectativas são boas, já que me preparei muito para isso”.
Etapas classificatórias:
17 de março – 2ª Etapa – Santos
24 de março – 3ª Etapa – Lençóis Paulista
7 de abril – 4ª Etapa – São Paulo (Ibirapuera)
14 de abril – 5ª Etapa – Caçapava
4 a 6 de maio – Finais – São Bernardo do Campo
Fonte: FPK