Hoje é dia de eleições, e conforme dados do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo), 673.163 pessoas podem sair de casa para votar, nos 53 municípios que compõem a região de Presidente Prudente. Pelo menos é essa a quantidade de eleitores aptos, que terão de escolher os seus candidatos. Nesse ano, no total, o entorno possui 188 candidatos ao cargo de chefe do Executivo e 4.138 pessoas que deverão disputar uma cadeira nos Legislativos regionais, totalizando 4.326 postulantes.
O levantamento feito com base em dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mostra que a cidade que mais possui candidatos ao cargo de prefeito é Presidente Prudente, com 12 nomes registrados no portal, seguida por Presidente Venceslau e Teodoro Sampaio, com sete candidatos em cada. Já no que diz respeito às vagas para vereadores, Presidente Prudente lidera com 331 nomes que devem concorrer ao pleito, seguida por Dracena, com 202 candidatos, e Presidente Epitácio, que tem 199.
Já em relação ao número de eleitores aptos a votar, a quantidade é menor que a última eleição, em 2016. E a situação foi principalmente motivada por conta daqueles que, há três pleitos, não votaram (sem justificativa) e não procuraram a regularização do título de eleitor, O prazo para regularizar esse problema, neste ano, acabou no dia 6 de maio.
Mas a quantidade de eleitores que vão às urnas poderia ser menor, se fosse considerada a situação biométrica. No entanto, o presidente do TSE (Tribunal Supremo Tribunal), ministro Luís Roberto Barroso, decidiu excluir a biometria para as eleições 2020, a fim de evitar o contágio da Covid-19. Então, quem teve o título de eleitor cancelado por esse motivo foi automaticamente, e temporariamente, regularizado.
Mas para quem entende do assunto e analisa a situação, como sociólogos e chefes de cartórios, mesmo com o número de eleitores aptos definidos, a quantidade de abstenções deve ser recorde neste ano.
SAIBA MAIS
Eleições municipais contam com inovações
Medidas de higiene são fundamentais nas eleições
Confira a previsão do tempo para este domingo de eleições
Eleições municipais: como votar?
Eleitores podem justificar voto por meio do aplicativo e-Título
Por conta das eleições, VEM de Prudente adia ação de combate às endemias para dia 21
Trinta e um anos depois, eleição volta para 15 de novembro
Eleições em Prudente contam pela 1ª vez com sistema JE Connect
Prudenco escala 100 agentes para limpeza no dia das eleições