As pipas são um brinquedo antigo que ainda resistem aos tempos tecnológicos atuais. Prova disso, é que há 37 anos é realizado o Festival de Pipas Raul Albieri, em Presidente Prudente, com a realização do jornal O Imparcial e com o apoio de vários parceiros.
Este ano quem está à frente da organização, é a gerente administrativa do jornal, Vânia Nilva Ferreira, que até sexta-feira (16), estava afinando os detalhes finais para a realização do evento. “Estamos nos preparativos finais como, por exemplo, montagem do palco, selecionando os prêmios para os dois primeiros colocados de cada categoria, maior e temático, cujo tema do festival este ano será Meio Ambiente”.
O Festival de Pipas Raul Albieri será realizado na pista da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente), no Parque do Povo, das 9h às 12h. “As expectativas para esse evento são excelentes, visto que o local é de fácil acesso e possui amplo espaço para a soltura das pipas. Esperamos um público aproximado de 2 mil pessoas”, afirmou Vania.
Premiação
De acordo com Vania, este ano vários parceiros vão abrilhantar o evento com os seus serviços, e também na distribuição dos prêmios e brindes. “Teremos duas bicicletas que foram doadas pela Associação Comercial e Empresarial de Prudente, passagens da Andorinha e inúmeros kits doados pelos patrocinadores, como a THOR, Alimentos Wilson, Unoeste, Radio 98 e Band FM”.
Patrocinadores
Apoio da 98 FM, Band FM, Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), Alimentos Wilson/TexGrill, Andorinha, Energisa, Lions Clube Presidente Prudente, P. B. Lopes/Scania, Thor Churrasco e Culinária e Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Matsuda Pet e Sabesp.
Parceiros
A 37ª edição do Festival de Pipas, conta mais uma vez com o apoio e a parceria da Prefeitura de Presidente Prudente, através das secretarias de Turismo, Esportes, Cultura, Meio Ambiente e Prudenco. Segundo a coordenadora de Turismo de Prudente, Maiara Domingos Lourenção, toda a parte de estrutura é com a Prefeitura. “Desde a montagem do palco, som, energia, lixeiras e banheiros químicos, entre outros pontos, é de responsabilidade da prefeitura. Essa já é uma parceria antiga nesse evento, que proporciona lazer para as famílias de Prudente”, ressaltou Maiara.
A gerente administrativa do jornal O Imparcial, Vania Ferreira acrescenta ainda que o Lions Clube, também parceiro no evento, estará com uma oficina de pipas e doando aos interessados, “Também temos a PB Lopes Scania, que distribuirá mudas de plantas e patrocinará a distribuição de pipoca e algodão doce, além de food trucks com diversos alimentos. A Energisa também levará seu caminhão para simulação de choques e ensinando as prevenções na parte elétrica”.
História
A paixão por empinar pipas está fortemente associada à infância das pessoas, quando os pais levavam seus filhos para brincar nos parques ou então nas brincadeiras na vizinhança. E, mesmo depois de tornarem jovens ou adultos, a arte de construir e soltar uma pipa permanece em muitas pessoas.
Como é o caso do patrono do Festival de Pipa “Raul Albieri”. Segundo o filho, João Carlos Albieri, o pai sempre gostou de construir e soltar pipa. Começou como baloeiro quando morava em São Paulo. Quando voltou para Prudente, na década de 50, começou a fazer pipa, pois não era permitido soltar balões na cidade, por ter muitas construções de madeira. “Aí, meu pai começou a fazer pipas, sempre com a criançada em volta dele”.
Foi por causa dessa paixão que o senhor Raul Albieri, empresário do setor de metalúrgica, passou a ser o patrono do festival. “O festival já acontecia desde 1981, mas passou a se chamar Festival de Pipas Raul Albieri após o falecimento do meu pai. Ele faleceu em 1985 e a partir de 1986 passou a ser o patrono do festival. Uma homenagem da direção do jornal O Imparcial da época”, explicou João Albieri, que promete estar no domingo para assistir ao festival.
O Festival de Pipas Raul Albieri, faz parte do calendário do Estado de São Paulo desde 2008, amparado pela Lei nº 13012, de 15 de maio de 2008.
.