35 mil visitantes são aguardados em cemitérios

Horário de funcionamento do São João Batista e do Campal sofreu alteração; necrópoles ficarão abertas das 7h às 19h

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 29/10/2015
Horário 06:31
 

Cerca de 35 mil pessoas devem passar pelos dois cemitérios municipais de Presidente Prudente durante o feriado do Dia de Finados. A estimativa é que 30 mil pessoas compareçam ao Cemitério Municipal São João Batista, sendo 10 mil entre amanhã e domingo, além de 20 mil na segunda-feira. No Campal (antigo Parque da Paz), o fluxo aguardado é de 5 mil pessoas, 2 mil nos três dias que antecedem o feriado e 3 mil na segunda-feira. Além do movimento, o horário de funcionamento de ambos os locais também foram alterados, ficando abertos das 7h às 19h, a partir de amanhã. A decisão foi estipulada pela Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos), levando em conta o horário de verão.

Jornal O Imparcial Cemitério São João Batista estima receber 30 mil pessoas

De acordo com o membro da agência de coordenação dos cemitérios municipais, Carlos Alberto de Lima, é feito um planejamento para atender a demanda de visitantes nos dois locais. No São João Batista, o responsável informa que uma equipe entre 40 e 50 profissionais vão trabalhar para atender, prestar orientações e demais providências junto às famílias que comparecerão à necrópole.

Carlos cita também que o local vai contar com dois bebedouros – fornecidos pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) – e duas ambulâncias para atender eventuais pessoas que passem mal. No Campal, os presentes vão contar com o apoio de 16 servidores, com serviço de uma ambulância e um bebedouro. Além disso, ainda existem dois "velórios" para que as famílias possam queimar as velas, já que as sepulturas são no campo e não possuem locais – ao lado destas – para dispor as velas. "Há toda uma estrutura para atender as pessoas que comparecerem nos dois cemitérios", reforça.

 

Flores

Quanto às flores que as pessoas costumam levar para homenagear os entes sepultados, Carlos explica que, no São João, podem ser tanto as naturais quanto as artificiais. Porém, solicita que os visitantes se atentem quanto às precauções ao combate da dengue.

Neste caso, o representante pede que a população escolha plantas que não retenham água, que retire os plásticos que envolvem os vasos, para que não acumule água e para que os vasos contenham terra e um furo no fundo. No Cemitério Municipal Campal, por sua vez, Carlos solicita que as pessoas deem preferência para as flores naturais. Fora esta questão, o servidor pede que os motoristas tenham calma na hora de estacionar os veículos no Campal, que sigam as orientações da equipe de apoio e não estacionem no gramado do espaço.

Retomando a questão da dengue, o mesmo posicionamento preventivo é colocado pela educadora de saúde da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco. Ela explica que a equipe do órgão confere, de 15 em 15 dias, os cemitérios e, neste período de aumento de fluxo de visitações, intensifica as ações. Ontem e hoje, por exemplo, uma equipe da VEM realiza uma campanha de prevenção junto ao público que passa pelo São João, entregando panfletos que abordam a questão da dengue.

 

Mais visitado

Como de costume, Carlos acredita que o túmulo que mais vai receber visitantes é o da menina Berta Lúcia. Ele estima que cerca de 8 mil pessoas passem pela sepultura, para fazer algum pedido, um agradecimento – pela crença de alguma graça alcançada por intermédio da menina, ou para fazer uma oração. "Todos os anos, o túmulo de Berta Lúcia possui um grande fluxo de visitações", frisa.

 

Fé e oração

O Dia de Finados pode ser traduzido, dentro da visão e compreensão da teologia católica, como um momento de lembrança, oração e fé na ressurreição. Esta visão é compartilhada pelo pároco do Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, Sandro Rogério dos Santos. Ele diz que o cemitério é o local que remete as pessoas a lembranças das pessoas amadas, mas que já fizeram sua passagem. "É um lugar que vamos, que se tornou um memorial. Mas devemos continuar crentes na ressurreição", ressalta.

 

CELEBRAÇÕES

No feriado de Finados, seis missas serão celebradas: cinco no Cemitério Municipal São João Batista, às 9h, às 11h, às 13h, às 15h e a última às 17h; e uma no Cemitério Municipal Campal, com início às 9h.
Publicidade

Veja também