O céu de Presidente Prudente ganhou um colorido especial na manhã de anteontem. Centenas de pipas sobrevoaram o campo da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) durante a 31ª edição do Festival de Pipas Raul Albieri. O evento, que é considerado o maior do gênero no Brasil, reuniu aproximadamente 400 competidores, além de cerca 5 mil pessoas que vieram de diversas cidades do Estado. Entre os concorrentes, dez deles se destacaram e levaram para casa troféus e bicicletas, por terem sido os melhores nas categorias Maior, Mais Criativo, Temático e Destaque Especial.
As disputas na categoria começaram por volta das 10h, mas a partir das 8h as famílias e os competidores começaram chegar ao local. Entre eles, estava o auxiliar de escritório Daniel Júnior Gonçalves Freitas, 23 anos, morador do Jardim Planaltina, em Prudente. Autor e co-autor de três pipas, ele levou todos seus amigos ao evento. Uma turma de mais de dez pessoas.
Mas a interação entre o grupo não começou no campo da FCT/Unesp. Vem desde a confecção. "A gente ficou até de madrugada fazendo as pipas. Reunimos a galera em casa, conversando, brincando e confeccionando o material. Então, não apenas durante o evento, mas antes, ajuda a estreitar a união e o laço de amizade", comenta o auxiliar de escritório.

Ganhadores da categoria Temático dividindo o pódio anteontem
Uma de suas pipas, o Panda, concorreu e foi vice-campeão na categoria Maior. Feito de lona, bambu e barbante, o brinquedo tem 78 m² (metros quadrados), demorou dois dias pra ficar pronto e custou cerca de R$ 120 para o autor. Valor que não paga os momentos de diversão e convívio com a família e os amigos. "Venho todos os anos. Já fiquei em terceiro lugar e fiquei na segunda posição no ano passado. Mas o que vale mesmo é passar um domingo diferente com as pessoas que amo", relata o competidor. Prova disso é a participação de sua namorada, a publicitária Jeniffer Lopes, 26 anos, que competiu na categoria Temático, com a peixinha Dory. "É muito divertido. Envolve todos os amigos e, com isso, estamos todos juntos", confirma.
Solidariedade
Quem está sempre junto também é o pessoal da equipe Ventania, de São Paulo, que marca presença em todas as edições do Festival de Pipas Raul Albieri. E como nos anos anteriores, o grupo não passou batido pela competição. Desta vez, a Ventania garantiu dois troféus, um de primeiro e outro de segundo lugar. O vice-campeonato veio com Ricardo Dospir, com seu Jacaré, na categoria Temático. Ele, que é tetracampeão paulista de pipa, não perde uma edição do evento prudentino.
"Temos uma equipe e percorremos o Brasil empinando pipa. É uma paixão que vem desde a infância e que levamos por aonde vamos. Na próxima semana, por exemplo, estaremos no Rio de Janeiro, para um evento na Barra da Tijuca", conta Ricardo Dospir, que todos os anos leva um troféu de Prudente, por quatro anos.
O companheiro de equipe dele, Edson de Lima, levou o título na categoria Destaque Especial, com sua pipa Tigre. Mas a surpresa veio após o anúncio dos melhores colocados deste grupo. O componente da equipe Ventania decidiu doar a bicicleta que recebeu como prêmio para a Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente). "Sempre que ganhamos esses prêmios mais valiosos doamos para entidades, pois fazemos isso por amor, não para obter lucro com nossas pipas", expõe o vencedor.
SAIBA MAIS
Os três primeiros colocados nas categorias Maior, Mais Criativo e Temático ganharam troféus. Além disso, os vencedores nas mesmas categorias levaram pra casa uma bicicleta. Os mesmos prêmios valeram para o quesito Destaque Especial, incluindo a bicicleta. Todos os ganhadores também receberam brindes dos patrocinadores do festival. A 31ª edição do Festival de Pipas Raul Albieri foi uma realização de
O Imparcial, da FCT/Unesp e da Prefeitura de Prudente, através das secretarias de Cultura e de Esportes. O evento contou com a colaboração da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento).
GANHADORES
Categoria Criativo
1º Pedro Siqueira/Carpa
2º Antônio Correia/Serpente
3º Rafael Marangoni/Serpente
Categoria Temático
1º Luis Kaneko/Arara
2º Ricardo Dospir/Jacaré
3º Paulo César Pires/Tigre
Categoria Maior
1º Luiz Otsaka/Pegasus
2º Daniel Gonçalves/Panda
3º Alex da Silva/Pinguim
Destaque Especial
Edson de Lima/Tigre