No último compromisso oficial da temporada, 30 lutadores de Presidente Prudente atuam entre hoje e domingo no Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jítsu Esportivo. A disputa será desenvolvida no Ginásio José Geraldo de Almeida, no Complexo Esportivo do Ibirapuera, em São Paulo. Na lista, 21 defendem a Academia Fight & Fitness/Navarro Team, enquanto que outros nove competem pela Marcio Mendes Nova União/Academia Atletic. A competição é organizada pela Confederação Brasileira da modalidade (CBJJE) e deve reunir mais de mil lutadores.
Com o mentor da equipe, Hemerson Ricardo Navarro, envolvido nas disputas do Aberto Internacional de Miami, na Flórida, que ocorre amanhã, a Fight & Fitness/Navarro Team embarca para São Paulo com o objetivo de repetir o mesmo desempenho do 7º Campeonato Mundial da modalidade, realizado entre 19 e 21 de julho, no mesmo local. Na ocasião, o grupo assegurou cinco medalhas, sendo dois ouros, duas pratas e um bronze.
Entre os 21 competidores da Fight & Fitness/Navarro Team no Pan-Americano, as principais chances de medalha, conforme Navarro, ficam por conta de Renata Alves de Azevedo, que luta pela master, faixa branca, leve; Carlos Higuchi, na sênior 3, faixa azul, pesadíssimo; e Maria Prado Aquino, na infanto-juvenil A, faixa colorida, pesado. O trio conquistou um ouro, uma prata e um bronze no Mundial, respectivamente.
Grupo unido
Vindo de um título mundial e outro brasileiro, ambos conquistados no mês de julho, em São Paulo, o professor/lutador Marcio Mendes França entra no tatame por duas categorias no Pan. Ele encara os embates da sênior 1, faixa preta, pesadíssimo, e da absoluto open, categoria composta por atletas de todas as idades e pesos.
Além dele, a Marcio Mendes Nova União/Academia Atletic terá Anaue Pavanello, na adulto, faixa roxa, meio-pesado; Gabriel Jorge, pela juvenil, faixa azul, superpesado; Gustavo Maia, na infanto-juvenil B, colorida, médio; Guilherme Dalaqua, na juvenil, branca, galo; Wagner Oliveira, na sênior 1, branca, pesado; Danilo Barros, pela adulto, branca, meio-pesado; Maycon Santos, pela adulto, faixa roxa, leve; e Fábio Souza, na adulto, branca, leve.
A competição começa hoje, a partir das 13h, com a checagem das carteirinhas de filiação dos atletas junto à CBJJE. Às 14h, está prevista a abertura oficial, enquanto que, a partir das 14h10, começam as lutas pela categoria sênior 5, faixa coral, masculino. As disputas seguem até domingo, às 18h, com os confrontos da absoluto juvenil, faixa azul, masculino.