A Aceam (Associação Cultural Esportiva e Agrícola Nipo Brasileira de Álvares Machado) promove hoje, a partir das 19h e, amanhã, a partir das 18h, a nona edição do Nippon Fest. O evento que oferecerá no clube japonês Kaikan, ampla praça de alimentação com variadas comidas da culinária oriental, diversas atrações artísticas aguarda 3 mil pessoas , nos dois dias. A entrada custa R$ 1.
Segundo um dos membros da Comissão Organizadora, Alberto Yukio Nakada, desde a primeira edição da festa nipônica, realizada em 18 de julho de 2008, o objetivo era de manter viva as tradições, raízes orientais, desde a culinária, que conquistou os paladares das mais diversas nações, do mundo inteiro, até sua arte e cultura.
Festa será realizada no Kaikan, em Álvares Machado, e conta com muitos voluntários
"Começamos em virtude das comemorações do centenário da imigração do nosso povo ao Brasil. Em respeito, homenageamos nossos antepassados e procuramos proporcionar aos descendentes a sensação de estarem em nossa terra. Além de considerarmos uma forma de agradecimento ao povo brasileiro pela acolhida de nossa gente", expõe Alberto.
Ele convida todas as pessoas para prestigiarem a festa e juntos se confraternizarem curtindo atrações musicais, como o show de Nobuhiro Hirata, campeão por diversas vezes no Brasileirão de karaokê; odori, taiko, apresentações de grupos de dança, entre outras.
A culinária japonesa é algo que Alberto salienta que, além de saboreada precisa ser contemplada, pela beleza na disposição dos alimentos e a maneira como são preparados. E a uma semana do evento, cerca de 170 pessoas se dedicam nos preparativos de quilos e mais quilos de produtos utilizados nos vários pratos que serão servidos, como sushi, sashimi, yakissoba, tempurá, yokan, motí, karinto, mandiú, espetinhos, pastéis, churros e até sorvete frito.
Curiosidade
Alberto lembra que na mesma ocasião, da primeira Nippon Fest, foi inaugurado na entrada no clube japonês, o portal Torii, que dá as boas vindas a todas as pessoas que por ele passarem.
Ele explica, que o Torii é como um portão, símbolo dos santuários xintoístas que representa a divisão entre o mundo comum e o mundo divino.
SERVIÇO
AOS INTERESSADOS
A festa será na sede da organização oriental, no Kaikan, situado à Rua Fernando Costa, 292, no centro da cidade