As inscrições para a Mostra Científica da III Feira de Ciência e Tecnologia do Oeste Paulista, que ocorre em outubro, estão abertas e as escolas das redes pública e privada têm até 27 de setembro para submeterem os Projetos de Pré-Iniciação Científica.
Serão aceitos trabalhos em todas as áreas de conhecimento: Ciências da Natureza; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Desafios Matemáticos e Linguagens.
Os trabalhos podem ser enviados por estudantes de escolas públicas e privadas em quatro categorias: mirim (estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental), júnior (estudantes dos 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental), master (estudantes do 9º ano do ensino fundamental, 1ª e 2ª séries do ensino médio e educação de jovens e adultos) e técnico (estudantes do ensino técnico)
Segundo o diretor do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente, Júlio César Gonçalves, a expectativa é reunir a maior quantidade possível de projetos. "Vamos trabalhar agora para mobilizar as escolas e apoiar a submissão dos trabalhos, fornecendo condições para que os professores e os estudantes participem."
Além da apresentação de projetos científicos, serão mais de 40 atividades programadas, entre palestra, bate-papo, atividades práticas, oficinas e minicursos. Para ter acesso à programação e ao regulamento da Mostra Científica, acesse o site oficial do evento.
Evento científico
A 3ª Feira da Ciência e Tecnologia do Oeste Paulista será realizada entre os dias 15 e 18 de outubro em Presidente Prudente. A ação faz parte da proposta do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) que, neste período, promove ações em todo o país, chamando a atenção sobre a importância da ciência como fator existente para encontrar respostas para os problemas sociais, além de cuidar e melhorar a vida de toda a comunidade.
O tema central desta edição é “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, em que especialistas das diversas áreas de conhecimento estarão presentes para destacar a importância dos biomas brasileiros e o bioma relativo ao Oeste Paulista.
O evento é organizado pela FCT Unesp em colaboração com 13 instituições parceiras: Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT Unesp de Dracena); Inova Prudente; Toledo Prudente; Unoeste; Fatec de Presidente Prudente; IFSP Presidente Epitácio; IFSP Presidente Prudente; Senai; Sesi; Etec Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo – Colégio Agrícola; Etec Prof. Adolpho Arruda Mello; Etec Profa. Carmelina Barbosa (Dracena) e Uniesp. A Feira também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, das secretarias municipais da região e das diretorias regionais de ensino.