Além de favorecer o acesso ao conhecimento, as instituições de ensino superior desempenham um papel crucial no desenvolvimento econômico e social das cidades e regiões onde se inserem. Em Presidente Prudente, o pontapé inicial foi dado em 1957, quando foi autorizada e chegava a primeira faculdade. A partir disso, a capital da Alta Sorocabana passou a ser considerada uma cidade universitária, abrigando outras três unidades de ensino superior, com mais de 27 mil estudantes matriculados em cursos de graduação.
Inicialmente denominada como Faculdade de Ciências, Filosofia e Letras de Presidente Prudente, a atual a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) foi autorizada em 1957, mas começou a funcionar dois anos depois, com os cursos de Geografia e Pedagogia. Hoje, os campi de Prudente contam com 12 cursos de graduação, somados a outros dez de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. Com 2.687 alunos matriculados na graduação e 445 funcionários e professores, a unidade tem uma despesa de pessoal no valor de R$ 52.914.705,06.
Além da formação, conforme o supervisor da seção técnica de graduação, Guilherme Ulhoa, a FCT/Unesp valoriza as pesquisas dando grandes incentivos aos seus alunos, por meio de programas, como o de iniciação científica, que visa ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, sob orientação de um professor; e o de empresas juniores, que, formadas por grupos de alunos, prestam diferentes serviços à comunidade, tais como consultoria, assessoria, pesquisa de opinião e elaboração de projetos.
2 campi
Completando 45 anos de história no município, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) chegou a Prudente em 1972, por meio dos professores Agripino de Oliveira Lima Filho e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima. Além do aniversário, a universidade também comemora, neste ano, a expansão do curso de Medicina para as cidades paulistas de Jaú e Guarujá.
Com cerca de 20 mil estudantes, sendo 16 mil apenas da graduação em todas as áreas do conhecimento, a universidade também oferece seis programas de mestrados e dois de doutorado, bem como cursos de especializações e MBA (Mestre em Administração de Negócios).
“As atividades acadêmicas são desenvolvidas num espaço de mais de 3.278.685 m², incluindo os campi 1, 2 e a Fazenda Experimental, somando 326.148,57 m² de área construída. São mais de 150 laboratórios e clínicas em seus dois campi”, informa a Unoeste, por meio de sua assessoria, a respeito da estrutura da unidade.
Mais nova
Com o curso de MBA Executivo, a Fapepe/Uniesp (Faculdade de Presidente Prudente) é a faculdade mais nova da cidade, onde iniciou suas atividades em 2000. No ano seguinte, já oferecia os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia, sendo que, hoje, totaliza 23 cursos. A assistente de direção, Lilian Moreira Gualda, informa que a Fapepe é mantida pela Uniesp S/A, que busca a ampliação do acesso ao ensino superior, oferecendo bolsas e programas de parcelamento estudantil.
O Centro Universitário Toledo Prudente, que também faz parte da rede de ensino superior presente no município, foi procurada pela reportagem para contar sua história, no entanto, até o fechamento desta matéria, não houve retorno.