Na briga por índices em grandes campeonatos, 260 nadadores participaram ontem do Torneio Regional Petiz a Sênior e da segunda etapa do Circuito Pré Mirim de Natação. O evento ocorreu na piscina da Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos) em Presidente Prudente e contou com a organização da 3ª Delegacia Regional da FAP (Federação Aquática Paulista). A capital do oeste paulista esteve representada por 51 atletas da Pastorinho/Criarte/Semepp.
Nadadores duelam por índices em grandes campeonatos, na Apea
De acordo com Elvancir Pereira do Nascimento, Pepe, treinador do grupo prudentino, outro ponto importante nestes tipos de eventos, é a possibilidade de encontrar futuros talentos. "O objetivo central é cravar índices para o Campeonato Paulista e Troféu Kim Mollo, que vai ser em maio. Mas a gente está sempre observando o potencial dos atletas e buscando reforçar a equipe", afirma. Já Mauro Hamatsu, comandante do Yara Clube de Marília, explica que campeonatos como este servem para fazer com que os jovens tomem gosto pelo esporte.
"Antes de tudo eles precisam de apoio da família. A nossa região sempre dá bons frutos e cabe a gente moldar eles para que possam ser o futuro da nossa modalidade", afirma. Há casos em que a necessidade faz um campeão. Situação parecida com a de Manuel Inácio Rodrigues Bueno, 11 anos, de Santa Cruz do Rio Pardo. "Eu tinha bronquite e com 6 anos o médico recomendou para que eu fizesse natação. Gostei e não parei mais, hoje sonho em seguir, me dedicar e um dia chegar nas olímpiadas", garante.
SAIBA MAIS
Parceiros
Além da Semepp, o grupo prudentino conta com o apoio da Pruden-Aço, Pastorinho, Unilab, Colégio Criarte, Pastorinho Supermercados, Apan (Associação de Pais e Amigos da Natação).