A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) informou que, na região de Presidente Prudente, 22,9% das escolas estaduais são climatizadas, ou seja, 30 unidades de ensino, com 8,7 mil alunos matriculados.
Outras 41 escolares na região de Prudente estão em processo de adequação de entrada de energia elétrica, compra e instalação dos equipamentos. Estão sendo investidos para isso R$ 18,1 milhões em 71 escolas, incluindo as já climatizadas.
Nesta semana, a pasta chegou a 624 escolas estaduais climatizadas. "No início da gestão, em 2023, apenas 0,2% do número de unidades de ensino eram consideradas climatizadas, ou seja, nove escolas contavam com equipamentos de ar-condicionado em todas as salas de aula. Em dois anos, o governo do Estado ampliou em 69 vezes o número de unidades atendidas com a climatização", diz a pasta.
A secretaria acrescenta que, neste período, a Educação investiu R$ 300 milhões em reformas de adequação para entrada de energia, compra e instalação de equipamentos de ar-condicionado. "As instalações são executadas em etapas e priorizam a realização de melhorias em escolas localizadas nas regiões mais quentes do Estado de São Paulo", pontua.