Como manda a tradição, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Presidente Prudente, a Maristela, inicia nesta sexta-feira, no IBC (Instituto Brasileiro do Café), mais uma edição da Festa das Nações, que chega ao seu 21º ano. De acordo com a organização, a expectativa é que mais de 30 mil pessoas passem pelo local até domingo e aproveitem a culinária de 11 nacionalidades. O coordenador geral do evento, Celso Marques Caldeira, expõe que 18 barracas serão disponibilizadas no espaço, entre as quais estão aquelas destinadas para a venda de doces, café, bebidas e artesanato.
Quanto ao cardápio, o representante aponta que a festa mantém os pratos tradicionais comercializados em anos anteriores, como, por exemplo, o joelho de porco na barraca alemã; o carneiro, arroz marroquino, pão sírio, coalhada, esfiha e quibe na árabe; o hambúrguer e a batata frita na americana; a feijoada e o cupim na brasileira; o puchero, paella e sangria na espanhola; entre outros. Destaca ainda o churrasquinho grego, que, segundo ele, muito se interessam em experimentar quando vão para a capital, mas não têm coragem.
Celso enfatiza que o evento segue com caráter eminentemente gastronômico, isto é, uma festa onde as pessoas se alimentam e passam o tempo com seus amigos e familiares. “Costumamos brincar que se trata de um tour gastronômico pelo planeta Terra, pois as pessoas acabam visitando vários países por meio da gastronomia”, comenta. No total, cinco toneladas de alimentos deverão ser produzidas nos três dias de festividades, sendo que somente a carne já rende mais de uma tonelada, calcula o representante.
O coordenador geral explica que toda a verba arrecadada será revertida para os trabalhos assistenciais e de evangelização da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, localizada na Vila Maristela, bem como às obras físicas, como construção de capelas e salas de catequeses. Entre os locais beneficiados com a destinação dos recursos, estão o centro de evangelização situado próximo a Mirante do Paranapanema, onde ocorrem os acampamentos promovidos pela paróquia e que mobilizam, anualmente, de 10 a 15 mil pessoas; e as capelas dos bairros Alexandrina, Primavera, Parque Furquim e a área rural conhecida como União.
Celso relata que a Festa das Nações em Prudente surgiu com o objetivo de comemorar a semana da padroeira da paróquia, cujo dia é lembrado em 16 de julho, no entanto, o evento foi ganhando proporções maiores e hoje já faz parte do calendário oficial da cidade, atraindo até mesmo turistas de outros estados, como Cuiabá, Paraná e Mato Grosso do Sul. “Em primeiro lugar, visamos o congraçamento dos nossos paroquianos. Agora por que as nações? Para buscarmos a paz entre elas. Como existe essa briga entre oriente médio e Estados Unidos, colocamos a barraca árabe ao lado da americana, justamente para mostrar que a paz é possível”, relata.
A abertura da 21ª Festa das Nações ocorre na sexta-feira, às 18h. No sábado, o evento ganha continuidade a partir das 10h e segue pelo resto do dia. No domingo, as atrações também começam às 10h, contudo, apenas para o almoço. Celso pontua que a entrada é gratuita e os participantes poderão utilizar os estacionamentos do próprio IBC e da Toledo Prudente Centro Universitário.
“Costumamos brincar que se trata de um tour gastronômico pelo planeta Terra, pois as pessoas acabam visitando vários países por meio da gastronomia”
Celso Marques Caldeira,
Coordenador geral do evento