2025

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor do copo e da copeira

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 31/12/2024
Horário 05:30

O que esperar de 2025? Como não sou vidente, não tenho a menor ideia e nem a maior. Mas é o tal negócio. Basta olhar o calendário: lá estão mais 12 meses a nos esperar, com coisas boas e más. Janeiro parece ser o mais complicado. Há um bocado de contas a pagar. E tudo conta "pesada".
IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e despesas escolares são algumas das contas, sempre salgadas, como é óbvio.
Vejam só que bacaninha: o carnaval será realizado em março. O reinado de Momo começa no início do mês. A turma cai na folia no período de 1º a 4 do citado mês. Com isso, a Quarta-Feira de Cinzas será no dia 5. Acho estranho o carnaval em março. De um modo geral, Momo "manda ver" em fevereiro. Mas sempre é carnaval. Para quem pode, claro.
O ano de 2025 marca a volta de Donald Trump no comando do mundo, quer dizer, no comando dos EUA. Não adianta disfarçar: o presidente norte-americano também é o dono do mundo. Os fatos comprovam isso. Parece que ele volta ao poder com a corda toda, embora não seja enforcado.
Prometeu acabar com a guerra na Ucrânia e tomar conta do Canal do Panamá. O cerco à Venezuela não está descartado. Coitada da Venezuela: se não tivesse uma riqueza debaixo da terra pouco apareceria no noticiário. As reservas de petróleo no país vizinho, com 303 bilhões de barris, são as maiores do mundo. Os EUA estão de olho nisso para alimentar sua máquina de guerra, a maior do mundo.
Ainda sobre o próximo ano convém lembrar (de novo?) que os ricos continuarão mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Aliás, viram o preço do café? Está nas nuvens, batendo nos R$ 25 a embalagem de 500 gramas. Era só o que faltava: pobre corre o risco de diminuir o consumo de café.
Claro que somos chegados num feriado prolongado e, por falar nisso, há feriados próximos aos fins de semana. Aí o pessoal já "enforca" sexta e sábado. Apenas três feriados no domingo: dia da Independência, no Dia 7 de setembro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, e Finados, em 2 de novembro. Mas é o tal negócio: feriado que cai no domingo é como olho verde em gente feia. Não adianta nada. Feliz ano novo! Vida longa e feliz a todos.

DROPS

É como diz o motorista do ônibus: tudo na vida é passageiro. Até a uva passa.

Não há produção de gravatas em Gravatá, Gravatal e Gravataí.

Era magro, mas fazia regime por causa do peso da barriga da perna.

Até os anjos falam inglês. Com sotaque.
(Mark Twain, escritor e humorista)

Pruden Farma, a farmácia do Célio. Medicamentos em geral e manipulação de fórmulas. Entregas em domicílio: 3906-1000 e 99651-2129. Pruden Farma. Av. Ana Jacinta, 2.151. Atende todo dia até 22h.

Publicidade

Veja também