Dentre os 24 casos de matéria eleitoral, envolvendo, na grande maioria, infrações de propaganda de boca de urna, registrados pela Polícia Civil, neste domingo de eleição, dois ocorreram em Monte Castelo e resultaram na detenção pela Polícia Militar de dois candidatos a vereador, que após a elaboração dos boletins de ocorrência, foram liberados.
O primeiro caso ocorreu por volta das 11h, segundo a PM, que indica que após a identificação de atividades irregulares de campanha, um candidato a vereador, 70 anos, foi flagrado distribuindo santinhos e camisetas do seu partido. “Durante a ação, foram apreendidas cinco camisetas e um aparelho celular utilizados na distribuição de material de campanha”, revela a corporação.
Já a segunda ocorrência se deu às 11h50, quando, ao realizar rondas pela Escola Municipal Professora Casimira Nascimento da Silva, um juiz surpreendeu uma candidata a vereadora, 54 anos, sentada em um banco do interior do prédio, gravando vídeos com seu celular, e cercada por um grupo de pessoas, também caracterizando crime de boca de urna.
Falso fiscal
Na mesma cidade, por volta das 14h30min, um terceiro indivíduo foi detido por se apresentar como fiscal eleitoral “sem haver cargo algum vigente” na Escola Estadual João Bernardi. Ele também foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil para esclarecimento e registro dos fatos.