Tem início hoje e segue até domingo, a 18ª edição da Festa das Nações, em Presidente Prudente. Este ano será no Villa Romana Shopping Centro e terá a presença de barracas representando nove países diferentes. O evento é uma realização da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, localizada na vila Maristela. Assim, toda renda será revertida para obras da igreja. A entrada é franca.
Com diversidade em cultura gastronômica, a festa familiar promove a confraternização e alegria entre a comunidade.
Nesta sexta-feira, os portões abrem às 18h30. Já no sábado e domingo, a partir das 11h, servindo almoço. De acordo com o padre Antônio Sérgio Girotti, Tutti, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, o evento é tradicional e esperado pelas pessoas de Presidente Prudente e região. "Acreditamos em uma boa participação do público, como em todos os anos anteriores", destaca.

Em visita ao jornal, organizadores falaram da expectativa positiva para mais esta edição
Nesta edição, diferente das outras, a sede da festa será em outro local. Com a reforma do Centro de Eventos IBC, será realizada no Villa Romana Shopping Centro, que fica entre as avenidas Brasil e Manuel Goulart. A entrada principal será pela rua Dr. José Foz.
O religioso ainda ressalta que haverá policiamento ostensivo para garantir a segurança dos participantes. "O Villa Romana está localizado em um ponto bom, perto da rodoviária. Estamos na expectativa de sucesso", diz. Para a paróquia, a festa tem importância significativa. Segundo o padre, é uma forma de reunir todas as nações em um só lugar e promover a evangelização.
Conforme conta Carlos Antonio Bertocco, um dos organizadores do evento, a montagem dentro do shopping é favorável, pois o local é coberto e já possui instalações de água e energia. Além do padre e de Bertocco, integram a comissão organizadora José Bueno Fernandes Neto e Celso Caldeira.
Barracas
Nove países estarão representados com pratos típicos na Festa das Nações, conforme adianta o sacerdote. Os principais pratos são: na Inglaterra, terá batata recheada; na Alemanha, o joelho de porco; na Itália, massas em geral; bolinho e pastel de bacalhau incrementam a barraca portuguesa; a paella estará na da Espanha; no espaço árabe, terá quibe; na japonesa, o tradicional yakissoba; churrasquinho grego na da Grécia; e na barraca brasileira, pratos típicos.
Além disso, o padre adianta que terá barraca do pão de casa, de artigos religiosos e da Pastoral de Proteção aos Animais.