Retornaram ontem aproximadamente 18 mil alunos da rede municipal de ensino das férias escolares deste mês. Conforme a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), os estudantes são distribuídos em 69 escolas públicas municipais e filantrópicas de Presidente Prudente.
A reportagem visitou a Escola Municipal Professora Maria do Socorro Brito de Almeida, no bairro Cecap, e encontrou poucos pais e alunos na saída da unidade, às 17h. A vendedora Gleiciane Almeida, mãe de um aluno de 7 anos, conta que seu filho não queria retornar às aulas, pois já havia se acostumado com os desenhos em casa e a assistir filmes. “Ele aproveitou bastante o recesso, passeou e brincou muito. Mas não teve jeito, ele precisava vir estudar”, pontua. Já a dona de casa Ivanilde Santos Silva comenta que seu filho de 9 anos não via a hora de rever seus amigos de sala, visto que ele passou o recesso de julho brincando em casa. “Eu compreendo a falta do ritmo com as férias, mas espero que ocorra tudo bem neste segundo semestre e que ele continue aprendendo e se dedicando aos estudos”, acredita.
Na espera pela filha, o montador de som, Adriano Pereira Lopes, lembra que estudou naquela mesma escola em 1993 e colocou Luana de 10 anos para estudar no mesmo local atualmente pela proximidade da sua residência. “Sei que ela vai sentir falta das férias e perdeu o ritmo, mas também vejo que ela estava com saudade dos amigos”, diz. Adriano também comenta que o número de crianças que frequentou a escola ontem estava mais baixo do que o normal, porém, no decorrer da semana, ele acredita que tende a aumentar o fluxo. A estudante do 4º ano do ensino fundamental, Luana Victória Gregório Domingues Pereira, confirma o que o seu pai argumentou. “Senti muita saudade dos meus amigos, mas especialmente das minhas três professoras que são muito especiais e atenciosas”, responde. Além disso, a jovem enfatiza que quer ser médica, por isso retornou do recesso logo no primeiro dia, para alcançar seu sonho futuramente.
31 de julho
Já para os 35 mil estudantes da rede estadual pública e particular, bem como para os do ensino superior, a volta ocorrerá a partir do dia 31 de julho. Segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em 2017, cerca de 24 mil alunos frequentam a rede estadual da cidade, sendo que 11 mil estão nos estabelecimentos particulares de ensino.