18% dos pacientes deixam de comparecer a consultas agendadas na rede municipal de Prudente, em 2024

Secretaria Municipal de Saúde explica que as faltas podem levar a uma sobrecarga em outros serviços, como das UPAs e PAs; orientação é cancelar com antecedência

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 24/01/2025
Horário 04:00
Foto: Maurício Delfim Fotografia
Ausências em agendamentos podem sobrecarregar UPAs e PAs do município, aponta Sesau
Ausências em agendamentos podem sobrecarregar UPAs e PAs do município, aponta Sesau

A Prefeitura de Presidente Prudente disponibilizou, em 2024, 603.252 vagas para consultas médicas em seus 27 postos de saúde, entre UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias Saúde da Família). No período, porém, 108.757 pacientes não compareceram nos atendimentos com os técnicos do município, o que significa que 18% dos agendamentos feitos pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) não foram cumpridos conforme o planejamento prévio da pasta. Para compensar os horários ignorados pelos faltosos, todas as unidades atendem demanda espontânea. Dessa forma, após escuta e acolhimento pela equipe, conforme a avaliação dos profissionais, o paciente é encaminhado de imediato para atendimento médico, sem agendamento prévio.

“As ausências em consultas agendadas nas unidades de saúde municipais têm um impacto significativo no atendimento diário e acabam comprometendo as outras portas de entrada do serviço SUS [Sistema Único de Saúde], principalmente a urgência e emergência”, considera a Sesau. Segundo a pasta, o não comparecimento dos pacientes aos agendamentos pode levar a uma sobrecarga em outros serviços, como nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e PAs (Pronto Atendimentos). 

“Outra situação muito preocupante se dá com a possibilidade de agravamento da saúde dos pacientes. Aqueles que não comparecem às consultas agendadas podem estar adiando cuidados necessários voltados à prevenção, o que pode levar ao agravamento das condições de saúde e à necessidade de tratamentos mais complexos no futuro”, alerta a Secretaria de Saúde.

Desmarque com antecedência

A orientação da pasta municipal é que, em caso de impossibilidade de comparecer a uma consulta, o paciente desmarque o atendimento com antecedência. Para tal, basta entrar em contato com a unidade pretendida através do telefone e, se for paciente de ESF, informar diretamente o ACS (Agente Comunitário de Saúde) para cancelar o agendamento.

“Nas consultas agendadas em nossa rede municipal, os pacientes em acompanhamento do Grupo Hiperdia, principalmente nas equipes de ESF, são lembrados através de WhatsApp ou em visita domiciliar pelo ACS sobre o dia do grupo para o mesmo comparecer”, ressalta a Sesau. “Nas UBSs, os pacientes saem da unidade com um lembrete com data e horário da consulta agendada”, completa a pasta.

Publicidade

Veja também