Idealizado pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, o Programa Melhor Caminho permite reformas em estradas rurais dos municípios paulistas. Segundo a Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola), em 2018 o número de obras em estradas rurais da região deve quadruplicar, quando comparado a 2017. Para este ano, foram disponibilizados R$ 2.539.402,52 para investimentos em 17 quilômetros de estradas de Dracena, Martinópolis e Regente Feijó. No ano passado, apenas Indiana recebeu o benefício do programa, onde foram executadas reformas de quatro quilômetros no bairro Sete Copas.
Para o gerente da regional Sudeste da Codasp, Rodrigo Alexandre Baesso, o aumento se deve à iniciativa dos prefeitos de procurarem melhorias para as estradas dos municípios. No entanto, acrescenta que isso também sofre interferência por escolha do governador do Estado.
Ele explica que o chefe do Executivo escreve um ofício solicitando a reforma à Secretaria da Agricultura e “com os documentos das cidades em mãos, são elencados aqueles que garantem a possibilidade dentro do orçamento disponibilizado para o programa”, afirma. A partir disso, esclarece que a Codasp realiza o levantamento de campo para o início das obras. “Para este ano, elas devem ter início nas próximas semanas”, expõe.
Prefeituras aprovam
No ano passado, Indiana recebeu o Programa Melhor Caminho em uma estrada do bairro Sete Copas. Para a prefeita Celeide Aparecida Floriano (PSD), as obras foram de grande importância para o local. “Sempre que chovia acumulava água, os moradores sofriam muito para o deslocamento. Agora tem até tubulação, ficou muito bom”, afirma. De acordo com Celeide, o Estado investiu R$ 600 mil para a realização da reforma. “Parabenizo aos moradores beneficiados pelo programa, assim como toda a equipe de trabalho”, expõe.
Neste ano, cinco estradas rurais de Dracena devem passar por mudanças do programa. Segundo o prefeito Juliano Brito Bertolini (PTN), as obras serão realizadas no distrito de Jamaica, local onde a produção de leite, leguminosas e carnes necessitam do caminho para transportar os produtos. Com a reforma, o chefe do Executivo espera que haja uma melhora significativa no transporte agrícola e comercial.
Nas duas últimas gestões, Juliano afirma que o programa trouxe benefícios para as estradas e pelo fato de o investimento não ter sido empreendido em todas as localidades, “escolhemos mais cinco delas para serem reformadas”.
Há dez anos, as estradas rurais de Martinópolis não passam por manutenções do programa. Para o prefeito Cristiano Macedo Engel (PV), neste ano o município será beneficiado com os aprimoramentos da MPO 020, estrada onde é transportada a produção do leite, cana-de-açúcar e pecuária. Conforme explica Cristiano, a melhora no trecho facilita também o transporte escolar e o percurso das ambulâncias que buscam pacientes nestas áreas. “É algo que os munícipes precisam”, diz.
SAIBA MAIS
O Programa Melhor Caminho foi implantado em 1997 pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. Com obras executadas pela Codasp, até o ano passado foram recuperados 12.767,11 quilômetros de estradas rurais no Estado, entre as regiões Noroeste e Sudeste do Estado.